ANO: 23 | Nº: 5793

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
15/09/2017 Caderno Ellas

Estilo Hygge - além da decoração, um estilo de vida - Por Martha Loureiro de Souza

Foto: Reprodução JM

Por Martha Loureiro de Souza

Blogueira e design interiores

 

A palavra não tem tradução exata, mas representa um sentimento ou atmosfera que remete ao conforto. Mais que um estilo de decoração, é um estilo de vida.

Hygge faz parte da cultura dinamarquesa desde o começo do século 19 e é uma característica definidora da identidade cultural e do DNA da Dinamarca e, agora, começa a estender-se mundo a fora.

Conforto é simples, pessoal e sempre atual. Quanto mais confortável nossa casa for, mais ela se transformará em um verdadeiro refúgio acolhedor, ideal para viver e receber.

A beleza desta tendência está nos pequenos detalhes, que faz da simplicidade da decoração algo pessoal e intimista.

Não é algo que se compra, mas sim algo criado pelo morador da casa, que faz do ambiente um local muito particular e o reflexo da sua personalidade.

O primeiro ponto para aplicar este tipo de decoração é a luminosidade, deixe a luz do dia entrar.

Tons mais sóbrios com alguns toques coloridos ou tonalidades cobre também rendem boas combinações neste estilo de decoração.

Outro ponto importante é o uso de materiais mais quentes, como a madeira, que proporciona ao ambiente a sensação de naturalidade, aconchego e calor; a lã também remete à mesma sensação.

Os materiais que complementam a decoração devem ser suaves e macios, criando a sensação de bem-estar. A dica é utilizar muitas almofadas e mantas.

As plantas devem aparecer em vários pontos da casa, além de quadros diretamente no chão, apoiados na parede.

Nesta decoração é primordial que você crie refúgios em casa para valorizar suas coisas favoritas. Um cantinho para ler um livro ou uma poltrona que dê para uma boa vista, por exemplo.

Para finalizar, aposte em texturas acolhedoras e confortáveis, para complementarem o décor e ajudarem a criar um clima hygge em todos os ambientes.

DICA: para um toque especial, use e abuse de velas, além de aconchego, trazem a sensação de intimidade... tudo a ver com o estilo.

Inspire-se!

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...