MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Projeto apresentado por Collares há 17 anos será votado pelo Senado

Publicada em 16/09/2017

A proposta apresentada pelo bajeense Alceu Collares, em 2000, quando cumpriu mandato de deputado federal, pelo PDT, determinando que a aposentadoria voluntária do empregado não implica a rescisão de seu contrato de trabalho, está pronta para votação no plenário do Senado. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2015. Se for novamente aprovado, seguirá para sanção do presidente Michel Temer, do PMDB.
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado rejeitou uma emenda de Plenário ao texto que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com a rejeição, a matéria segue para votação em caráter conclusivo. O relator, senador José Pimentel, do PT do Ceará, destaca que o objetivo é adequar a CLT ao que já foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2006, a partir de uma ação direta de inconstitucionalidade, movida por PT, PDT e PCdoB contra artigo introduzido em 1997.
O objetivo dos partidos, na época, era derrubar a interpretação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de que o trabalhador aposentado, mesmo que continuasse a trabalhar na empresa, não teria mais direito à multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) referente ao período anterior à aposentadoria. A relatora na Câmara, deputada Cristiane Brasil, do PTB do Rio de Janeiro, usou o mesmo argumento, em seu parecer favorável ao texto.
A emenda rejeitada foi apresentada pelo senador Elmano Férrer, do PMDB do Piauí, para acrescentar na lei um parágrafo que explicita que a concessão de benefício de aposentadoria compulsória rescinde o contrato de trabalho. “Esta hipótese não foi contemplada pelo projeto, até porque a lei 8.213, de 1991 já estabelece a possibilidade de extinção do contrato de trabalho no caso da aposentadoria compulsória a pedido do empregador”, explica Pimentel, em seu relatório.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br