MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé está inserida novamente no Mapa do Turismo

Publicada em 18/09/2017
Bagé está inserida novamente no Mapa do Turismo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rainha da Fronteira se mantém no planejamento do setor em nível nacional

O novo Mapa do Turismo do Brasil manteve Bagé na posição de cidade turística de porte B, posição que já havia ocupado no ano anterior. De acordo com a publicação, 75% dos municípios gaúchos têm algum potencial para desenvolver a atividade turística: 371 cidades do Estado apresentam vocação para o turismo, um crescimento de 26% em relação ao ano passado, quando o mapa estadual apresentava 294 municípios.
A presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Sandra Telles, destaca que a entidade foi responsável pelo trabalho de recadastramento dos municípios da região junto ao Ministério do Turismo. Com estes dados, a pasta inseriu, neste ano, sete cidades no mapa: Aceguá, Bagé, Candiota, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Pinheiro Machado.
Ela explica que o objetivo do Mapa é definir o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo ministério. “É um instrumento de ordenamento e auxílio para o governo federal e estadual priorizem políticas públicas para o desenvolvimento do turismo”, destaca.
Sandra esclarece que para o município participar do mapa, precisa ter um órgão responsável pelo turismo, que pode ser uma secretaria, coordenadoria, fundação, gerência, departamento ou diretoria; ter um orçamento para investir no turismo e assinar um termo de compromisso com o Ministério de Turismo. Para o Estado é necessário, ainda, ter um sistema de turismo, isto é um Conselho Municipal de Turismo e ou Comitê, e um Fundo de Turismo.
Bagé integra o Mapa do Turismo desde 2015, em vista de que preenche os requisitos do Ministério do Turismo tanto na esfera federal como estadual, pois possui um coordenadoria de turismo; uma lei que institui o Sistema Municipal de Turismo, criando o Conselho e o Fundo Municipal de Turismo, e uma lei para os profissionais guias de turismo que a cidade possui.
“Além da Apatur, muitas entidades, como a Aciba, Sindilojas, Cobame, AJE, sindicatos, associações, universidades, institutos de educação, unidades militares e o Sistema "S", estão envolvidas e atuando com o poder público para o efetivo desenvolvimento de nossas potencialidades turísticas”, ressalta a presidente da associação.
Sandra informa que há muitos projetos em fase de implantação para qualificar os atrativos turísticos, os hotéis, os pontos históricos, os restaurantes e os profissionais que atuam no turismo receptivo de Bagé. “As entidades estão trabalhando estrategicamente para sensibilizar a comunidade a participar destes movimentos, que vão qualificar o nosso turismo e gerar emprego e renda para a população”, afirma.


Classificação
O índice conquistado por Bagé mostra a economia do turismo no município. Para a categorização foram utilizadas diferentes fontes de dados sobre número de ocupações formais no setor de hospedagem, número de estabelecimentos formais no setor, estimativa do fluxo turístico doméstico e estimativa do fluxo turístico internacional. Nas categorias A e B estão os municípios que têm maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Toda a informação para a elaboração do mapa é formal.


Planejamento
A atualização periódica do Mapa do Turismo faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançado este ano, pelo ministro Marx Beltrão, para fortalecer o setor de viagens no País. De acordo com o plano, a partir de 2017 o mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais, que representam o Ministério do Turismo e órgãos oficiais do setor nos estados e instâncias de governança regional. A classificação das cidades também é decisiva para a destinação de recursos federais. O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Senado reconhecem o Mapa do Turismo como um instrumento de gestão para orientar no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br