MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Loja maçônica realiza peça teatral sobre envolvimento da maçonaria na Revolução Farroupilha

Publicada em 18/09/2017
Loja maçônica realiza peça teatral sobre envolvimento da maçonaria na Revolução Farroupilha | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Peça apresentou preparativos para invasão de Porto Alegre realizados pelos maçons farroupilhas

Cerca de 20 pessoas, a maioria sem contato com as artes cênicas, subiram ao palco da loja maçônica Estrela do Sul na última semana. Ali, os principais fatos que levaram à eclosão da Revolução Farroupilha foram apresentados, em forma de diálogo, pelos maçons, representando os líderes do conflito. A encenação foi apresentada para familiares dos integrantes da loja.
Rogério Vaz, que interpretou o líder da revolução, Bento Gonçalves, conta que a peça foi idealizada por Luiz Alves, com auxílio de Ivanhoé Ortiz Luz, e demorou cerca de dois meses, desde a primeira letra do roteiro até a apresentação, na noite de sexta-feira. ‘Os Maçons Farroupilhas’ foi encenada ao longo de 50 minutos, com direito à música ao vivo, efeitos especiais e de luzes.
Vaz destaca que a peça teatral é um projeto-piloto, cujo objetivo é desenvolver a cultura através do teatro. Diante da aproximação do dia 20 de setembro, data máxima para a história gaúcha, Alves decidiu incentivar a elaboração de um roteiro, que abordasse não só a parte histórica do conflito, mas, também, esclarecesse o papel da maçonaria na revolução, já que os dois lados, farrapos e imperiais, contavam com maçons em altos postos de seus exércitos.
O intérprete de Bento Gonçalves relata que contou com auxílio de um tetraneto do general durante o período de composição do personagem. “Conversei com o Raul Moreira sobre o ancestral dele e pude trazer alguns detalhes da personalidade do general para a interpretação”, conta, sobre sua primeira incursão no mundo das artes cênicas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br