MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Avanço fundamental

Publicada em 19/09/2017

O Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser obrigado a adotar uma nova política nacional de prevenção, focada especificamente no diabetes. A legislação que prevê assistência integral à pessoa diabética, incluindo o tratamento dos problemas de saúde relacionados à doença, já foi aprovada pelos deputados. A medida, que agora só depende do Senado, atende a uma demanda antiga, ampliando o alcance a recursos básicos.
A falta de informação e de acesso a atividades físicas e alimentação saudável representa fatores de riscos. Por parte dos gestores, o que falta são recursos para custear os tratamentos. O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco, do PMDB de Minas Gerais, observa que a fita para medir a glicemia, um insumo caro e de difícil acesso, não é fornecido pelo SUS. Quem não dispõe de meios, portanto, corre riscos maiores.
A política de prevenção, que pode ser estabelecida por lei, tem diretrizes bem definidas, privilegiando a universalidade, a integralidade, a equidade, a descentralização e a participação da sociedade na definição e no controle das ações e dos serviços de saúde. A ênfase está nas ações coletivas e preventivas, na promoção da saúde e da qualidade de vida, na multidisciplinaridade e no trabalho intersetorial em equipe. O desenvolvimento de instrumentos de informação ocupa posição de destaque entre as estratégias. A medida representa um avanço importante para os pacientes, e também uma conquista para o próprio SUS.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br