Uma desavença entre famílias resultou em um tiroteio, no bairro Balança, na noite de domingo. Dois homens ficaram feridos. Eles foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhados para a Santa Casa de Caridade de Bagé.
A confusão ocorreu na rua Ema Silva Moreira, também conhecida como travessa 12. Segundo o relato dos policiais no registro da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), eles foram chamados por volta das 23h de domingo, pois havia um tiroteio no local. Ao chegarem, a família das vítimas estava fazendo uma festa e os agentes foram informados de que os barulhos eram de rojões.
A Brigada Militar foi embora, mas tornou a ser chamada mais tarde. Ao retornar, os policiais encontraram Josemar Cavalheiro Porto Rodrigues, 20 anos, baleado na cabeça, próximo à orelha. Perto dele havia um projétil calibre 38. Em uma distância de 100 metros, eles encontraram o adolescente Joaquim Pedro Gomes Amaral, 17 anos, que estava ferido com tiros no abdômen. Ambos estavam na festa, quando um homem chegou ao local e atirou contra eles. O adolescente foi submetido à cirurgia e está em um quarto. Rodrigues passou por avaliação com o cirurgião buco-maxilo-facial. Ele está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em estado grave.
O suspeito de atirar contra os dois, identificado por uma testemunha, é de uma família vizinha do mesmo bairro. Após a confusão, uma casa que pertenceria à família do acusado foi incendiada. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, as chamas já haviam consumido o imóvel. Outras duas casas, também de familiares do acusado, foram queimadas na sequência, após o registro da ocorrência. Um veículo também foi incendiado.
A investigação ficará a cargo da 2ª Delegacia de Polícia Civil, sob o comando do delegado regional, Luís Eduardo Benites.