MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Crea entrega laudo técnico da barragem da Arvorezinha à Prefeitura de Bagé

Publicada em 20/09/2017
Crea entrega laudo técnico da barragem da Arvorezinha à Prefeitura de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Segundo o laudo, obra pode ser retomada de onde parou

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) entregou, na terça-feira, à Prefeitura de Bagé, o relatório técnico da obra da barragem da Arvorezinha. A análise, realizada pelos técnicos da entidade, levou em conta dados coletados no local e no projeto técnico desenvolvido para o empreendimento, paralisado desde 2013.
A entrega aconteceu na sede do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). O engenheiro Antônio Pedro Viero, diretor financeiro do Crea-RS, foi o responsável por apresentar o resultado da análise ao prefeito Divaldo Lara. Ao Jornal MINUANO, Viero destacou que o levantamento, realizado por cinco engenheiros do conselho, iniciou em fevereiro. Assim como o Crea-RS, a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) também realizou levantamento do local, cujo laudo foi entregue em julho para a prefeitura.
Viero contou que além da visita ao canteiro de obras, foram realizados estudos de viabilidade, estudo hidrológico e dados de execução do projeto, além de oitivas com os responsáveis técnicos pela empresa que executou a obra. Com as informações, o conselho apontou que a estrutura já iniciada pode ser aproveitada, ou seja, não há nenhum problema técnico que impeça a retomada da obra de onde ela parou. Isso economiza tempo e valores para o poder público. “A obra está em perfeitas condições, sem problemas que exijam que a construção reinicie do zero”, disse.
Divaldo agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Crea-RS de forma voluntária, sem ônus para a gestão municipal, além de enaltecer a credibilidade do trabalho desenvolvido pelo órgão, que garantiu um marco técnico para que a obra seja reiniciada. “A próxima etapa é a atualização do projeto executivo, mensurando o que foi feito para planejar a retomada. Com esses dados, é possível dar início à próxima etapa, que será a licitação para contratação das empresas responsáveis pela execução e fiscalização da obra”, garantiu.
O diretor do Daeb, engenheiro Volmir Silveira, apontou que a licitação para contratação da empresa que fará a atualização do projeto executivo deve ser publicada nos próximos dias, junto com a licitação para contratação de empresa que fará a revisão do plano básico ambiental da barragem da Arvorezinha.
Ele acredita que estes dois trabalhos sejam finalizados ainda em 2017 e que em janeiro de 2018 seja possível iniciar o processo licitatório da etapa final, que é conhecer a empresa responsável por finalizar a obra iniciada em 2011.
A construção, orçada inicialmente em R$ 19 milhões, deve custar, aos cofres públicos, quase R$ 50 milhões, em valores atualizados, com recursos federais. O prefeito destacou, ainda, que a obra conta com uma rubrica no orçamento da União, vinculada ao Ministério da Integração, para destinação de verbas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br