MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Atividades da Semana Farroupilha encerram com desfile e extinção da Chama Crioula

Publicada em 22/09/2017
Atividades da Semana Farroupilha encerram com desfile e extinção da Chama Crioula | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mais de 1,2 mil cavalarianos participaram do desfile

Em Bagé, o dia 20 de Setembro foi comemorado com o tradicional desfile, na avenida Sete de Setembro. De acordo com o presidente da comissão organizadora dos festejos Farroupilha, e coordenador do Parque do Gaúcho, Geraldo Saliba, 29 entidades tradicionalistas, entre CTGs e PTGs participaram das atividades. O número de organizações participantes chegou a 35, somando as escolas e grupos escolares, totalizando cerca de 1,2 mil cavalarianos.
O desfile deste ano não encerrou na avenida Sete de Setembro, como de costume. Grande parte dos cavalarianos seguiu a rota até o Parque do Gaúcho, em um trajeto que incluiu o Passo do Onze, as avenidas Portugal, São Judas Tadeu e Leonel Brizola.
Para Saliba, os festejos, que iniciaram no dia 13 de setembro, com a solenidade de recepção da Chama Crioula, foram encerrados com "grande sucesso". “Após tantos anos sem realizar a festa mais tradicional do Estado, aqui no parque, que leva o gaúcho no nome, finalizamos as atividades com participação do público. Mais de seis mil pessoas circularam no parque hoje (dia 20)”, destacou, logo após a cerimônia de extinção da Chama Crioula.
Entre o público que circulou pelo local, estava o pequeno Natanael Machado Barreto, de cinco anos. Desde os três anos ele acompanha o trajeto junto ao pai, Marcelo Silva Barreto, na garupa do cavalo. Neste ano, não pode desfilar, mas não dispensou a pilcha completa, escolhida pela mãe, Tatiane Rondon Machado. Ela conta que o filho tem estímulo para cultuar a cultura gaúcha desde que nasceu, já que vem de família tradicionalista. “É um ambiente sadio, uma tradição saudável que faz bem para as crianças”, destaca.


Diferentes formas de celebração

A tradição também é cultuada por congregações religiosas. Pelo segundo ano consecutivo, a Igreja Ágape, situada no bairro Castro Alves, por exemplo, realizou a Semana Missioneira, com atividades nos dias 19 e 20 de setembro. Em anexo ao prédio da igreja, a comunidade religiosa instalou o Piquete Missioneiros do Pampa, com reprodução de atividades de uma fazenda. No local, além do culto missioneiro celebrado na estrutura erguida, os visitantes tiveram a oportunidade de passear a cavalo e praticar tiro de laço.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br