ANO: 26 | Nº: 6544
22/09/2017 Cidade

Projeto “Um poema em cada árvore” marca celebrações do Dia da Árvore

Foto: Tiago Rolim de Moura

Foram expostos 25 obras na praça Silveira Martins
Foram expostos 25 obras na praça Silveira Martins

O Dia da Árvore e o início da primavera contaram, ontem, com uma série de atividades de conscientização ambiental em todo o País. Em Bagé, a data foi celebrada com mais uma edição do projeto “Um poema em cada árvore”, produzido no município desde 2010, pela Companhia de Comédias Bufões da Rainha.
Em nível nacional, a iniciativa partiu do poeta mineiro Marcelo Rocha. Trata-se de uma mobilização de incentivo à leitura, onde poemas são pendurados nos troncos de árvores. Segundo o articulador, em Bagé, Sávio Machado, a temática deste ano se baseia numa reflexão sobre a importância das árvores para o meio ambiente. Desta vez, o projeto aconteceu simultaneamente em 43 cidades do Brasil.
Na Rainha da Fronteira, a ação ocorreu na Praça Silveira Martins (praça do coreto) e contou com 23 textos escritos por alunos do 5º ao 9º ano do Colégio Franciscano Espírito Santo, com a supervisão pedagógica da professora Kélen Cristina da Cruz Gervásio, e orientação das professoras de Língua Portuguesa, Literatura e Redação da instituição de ensino.
De acordo com a professora de Língua Portuguesa e Redação do 9º ano e Ensino Médio do colégio, Milena Abott Corrêa, a adesão dos alunos foi surpreendente, de forma que foi necessária a realização de um sarau com votação em cada turma participante, para escolher os melhores textos. Milena informa que todos os poemas dos estudantes serão expostos na feira de literatura da escola, no dia 28 de outubro.
Além da exposição dos trabalhos, o evento contou com a participação da professora aposentada Wanda Urdaniz Deiró, 104 anos, que entregou dois poemas com temática alusiva à data comemorativa: “Rosa dos ventos”, de 1961, e “O Canto da Cigarra”, de 1964. Conforme Sávio Machado, a aposentada o contatou após ser informada sobre a iniciativa pela mídia local.


Atividade da prefeitura

O Executivo Municipal também realizou atividades em comemoração ao Dia da Árvore. O salão nobre da prefeitura foi palco de uma série de palestras promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa.
As atividades iniciaram às 14h, quando a coordenadora do Instituto de Permacultura do Pampa, Tatiana Cavalcante, promoveu o tema ‘As árvores e Nós: um olhar para a vida’. Na sequência o biólogo municipal e membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Rodrigo Kannan falou sobre ‘Manejo da arborização urbana de Bagé’.
As atividades encerraram com a palestra com a temática Práticas da educação voltadas para Arborização Urbana, ministrada pela bióloga Ketleen Grala, que é membro da Comissão de Arborização Urbana (Cau) e do Conselho de Meio Ambiente da Câmara Técnica, Manejo e Flora Urbana.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...