MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei garante merenda especial nas escolas da rede estadual

Publicada em 23/09/2017
Lei garante merenda especial nas escolas da rede estadual | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Para Zanchin, educação de qualidade também exige alimentação de qualidade

O governador em exercício, José Paulo Cairoli, sancionou a lei de autoria do deputado estadual Vilmar Zanchin, do PMDB, que garante o fornecimento de alimentação especial na merenda escolar, em todos os colégios da rede estadual, para alunos com restrições alimentares. A proposta havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa em agosto.
A legislação observa que a alimentação especial refere-se às doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade mórbida, doença celíaca, fenilcetonúria e intolerância à lactose e devem ser prescritas por meio de receituário médico e supervisionada por nutricionistas. “A alimentação adequada é fundamental para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Também estimula a prevenção de doenças e favorece a inclusão dos jovens, facilitando o aprendizado”, destaca o líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa.
O deputado cita o diabetes, a obesidade e a intolerância à lactose como exemplos de doença que exigem alimentação especial. Hoje, segundo a Secretaria de Educação, só 37 alunos recebem merenda específica, o que representa somente 0,04% dos cerca de 950 mil da rede estadual. No Paraná, a proporção chega a 0,4%. Em Santa Catarina, 0,9%. “Há, no entanto, indícios de que a demanda gaúcha seja maior. Um exemplo é o diabetes. O Instituto da Criança com Diabetes estima que haja 9 mil jovens com a doença no Estado e que, por ano, surjam 312 novos casos”, ressalta.
Zanchin diz esperar que a lei também ajude na conscientização, principalmente das famílias, para garantir melhores condições de saúde para as crianças e adolescentes. “Se o seu filho sofre contratempos ao ingerir certos alimentos ou tem algum problema de saúde, consulte o médico. Garanta o direito à merenda ideal para aumentar o bem-estar. Educação de qualidade também exige alimentação de qualidade. Precisamos dar força, carinho e saúde para o bem das futuras gerações”, conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br