MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Reajuste no preço do combustível aumenta custos de produção

Publicada em 23/09/2017

Após 18 meses de quedas consecutivas, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou inflação de 0,17% em agosto. O aumento no preço do diesel foi o principal responsável pelo resultado em virtude da elevação nos gastos com fretes. Os dados estão no relatório dos índices de inflação, divulgados pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul, na última quinta-feira, dia 21.
Apesar do resultado no último mês, os custos acumulados do ano e últimos 12 meses continuam apresentando deflação de -4,74% e -2,59%, respectivamente. Os preços de fertilizantes e herbicidas estão entre as principais influências na queda registrada. A lavoura que apresenta a menor retração foi a do trigo, com -4.1%.
O Índice de Preços Recebidos pelo Produtor (IIPR) também registrou resultado negativo de 1,58%, contrariando a tendência dos últimos três meses, que registravam valorização. As maiores quedas foram registradas no leite (-4,7%), boi gordo (-3,2%), trigo (-3%) e soja (-2,2%). No acumulado do ano, a queda é de -14,72% e em 12 meses -18,42%.
Na comparação com outros índices, o IICP apontou desaceleração, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está inflacionado. Já entre o IIPR e IPCA Alimentos, segue a comprovação de que os índices não apresentam relação direta a curto prazo. O IIPR vem acumulando quedas em 12 meses e o IPCA Alimentos teve o primeiro registro negativo no mês de julho. Porém, já há uma tendência de aumento dos dois índices a longo prazo.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br