MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ativistas LGBTT realizam protesto contra “cura gay”

Publicada em 25/09/2017
Ativistas LGBTT realizam protesto contra “cura gay” | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
encontro ocorreu na concha acústica da Praça de Esportes

Bandeiras, faixas e cartazes tomaram conta da concha acústica da Praça de Esportes com o protesto realizado pela comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros,  (LGBTT) de Bagé e simpatizantes da causa. O evento, realizado na tarde de ontem, denominado “Bagé diz não à cura gay” contou com uma roda de conversa com o psicólogo Régis Brito e a advogada Bruna Valério.

O grupo de ativistas discutiu a  decisão liminar do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara do Distrito Federal, que proíbe o Conselho Federal de Psicologia de impedir, censurar ou exigir licença prévia para que psicólogos promovam estudos de reorientação sexual ou atendimento profissional nesse sentido, de forma reservada.

De acordo com uma das organizadoras do evento, a jornalista Ana Paula Ribeiro, a comunidade LGBTT de Bagé entende que as pessoas necessitam debater sobre o tema. Ela salienta que a proposta surgiu a partir de um pensamento cristão fundamentalista que trata a orientação sexual como patologia. “Não há como promover uma reorientação sexual e curar o que não é doença”, disse.

A advogada Bruna Valério informou que até  1990 a orientação sexual era tratada como doença, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) tirou da lista de patologias mediante a publicação de uma resolução sobre o tema. Bruna ressalta que a liminar atende à ação impetrada por um grupo de psicólogos que pedia a derrubada total da resolução, em que o conselho veta esse tipo de tratamento, conhecido como ‘cura gay’. Conforme Brito, as pessoas podem receber terapia a qualquer momento e quando desejarem, mas não de reversão sexual. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br