MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Centro de Ciências Sociais Aplicadas vai desenvolver projetos de extensão em escolas municipais

Publicada em 25/09/2017
Centro de Ciências Sociais Aplicadas vai desenvolver projetos de extensão em escolas municipais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Jornalismo produziu caderno dos 60 anos do Geteco

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) desenvolve vários projetos de ensino com ações de extensão que buscam atender ao mesmo tempo a responsabilidade social como meta e a melhoria das condições de vida a partir da educação. As atividades são realizadas ao longo do ano reunindo professores, alunos e conteúdos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Jornalismo. Para cumprir com a missão de responsabilidade social, o curso de Administração, por exemplo, realizou visitas aos bairros para levantar as necessidades e efetuar propostas de negócios. Outra atividade que é realizada trimestralmente é a análise da variação de preço do cesto básico em produtos populares. Já os acadêmicos e professores de Ciências Contábeis fizeram um relato de uma visita técnica, realizada na vinícola Batalha, em Candiota, oportunidade para conhecer o processo de gerenciamento de uma empresa no setor da vitivinicultura.

O curso de Direito, além de dar continuidade aos trabalhos já em andamento, realizou um levantamento de relações de consumo, através do projeto "S.O.S Consumidor" ligado ao Serviço de Assistência Jurídica. Há, também, outras mobilizações do curso, como no projeto de "Desenvolvimento das Fronteiras Brasil/Uruguai", Direitos da criança e do adolescente e políticas públicas:a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes no contexto do município de Bagé e o projeto "Habitar Legal" que prevê a regularização fundiária na cidade, entre outros trabalhos.

Como a ideia principal é influenciar as melhorias na área onde atua, os trabalhos foram dirigidos para ambientes municipais. Exemplo disso foi o projeto do curso de Jornalismo que trabalhou a história da Escola Municipal de Educação Profissional Doutor Antenor Gonçalves Pereira (Geteco). Os acadêmicos fizeram pesquisas, entrevistas com profissionais, levantamento de dados, entre outras atividades. O projeto resultou na veiculação de um caderno especial dos 60 anos da instituição, além da produção de um documentário e cobertura jornalística dos eventos da escola em redes sociais. Visitas e bate-papo com a secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, também marcaram o período do trabalho.  

As ações comunitárias

De acordo com a diretora do CCSA, professora Marilene Vaz Silveira, os projetos desenvolvidos são de ensino com ações de extensão. Ela explica que os docentes trabalham com os acadêmicos a teoria em sala de aula para que eles possam, posteriormente, ir na comunidade e promover ações. "As atividades do direito estão ligadas ao programa de extensão Núcleo de Prática Jurídica, as da Administração ao programa Consultoria Júnior. Já o Jornalismo está ligado ao Laboratório Jornal MINUANO" e ao programa Urcamp Documenta, explica a docente.
Marilene enfatiza, ainda, a articulação que o Centro mantém com o Poder Executivo. "Estamos construindo uma cooperação técnica visando à viabilidade dos projetos, onde eles saem da universidade para o alcance da comunidade", frisa.

Em breve, o CCSA irá começar um trabalho nas escolas da rede municipal. A proposta de projetos viáveis para execução foi apresentada ao poder público, o qual solicitou que seja desenvolvido trabalhos como "Jornal Comunitário", "Educação Empreendedora e Financeira", "Rede de Cidadania Plena", entre outros. As instituições foram escolhidas pela Secretaria de Educação, mas, que, prevê a inclusão em outras escolas nos próximos anos.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br