MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Projeto de lei prevê complexo industrial para aproveitar cinzas de carvão em Candiota

Publicada em 25/09/2017
Projeto de lei prevê complexo industrial para aproveitar cinzas de carvão em Candiota | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Município sedia principal mina a céu aberto do Brasil

O projeto de lei que cria a Política Estadual do Carvão Mineral e institui o Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul, estabelece um complexo específico, na região da Campanha, em Candiota, que reserva espaço para o desenvolvimento de projetos com foco no aproveitamento das cinzas. A intenção é promover a utilização a partir de uma visão ecológica.
A proposta do governo, que já tramita no parlamento gaúcho, determina que as cinzas resultantes do beneficiamento do carvão deverão ser aproveitadas para fins de sustentabilidade e geração de emprego e renda à população. O texto estabelece, ainda, que o Estado promoverá políticas públicas voltadas ao aproveitamento total da matéria-prima, com foco na tecnologia ambientalmente sustentável.
O Palácio Piratini considera a utilização das cinzas em substituição a outros materiais na área da construção civil, abrindo caminho, por exemplo, para a fabricação de tijolos, blocos de concreto e melhoria de estradas, como sub-base de pavimentação. Para tanto, ainda de acordo com a proposta apresentada aos deputados, poderão ser instituídos complexos industriais específicos.
Para Candiota, o sistema considerado pelo governo permite o apoio dos municípios da região, cooperativas, associações de moradores e organizações da sociedade civil. A Política Estadual do Carvão Mineral atribui ao Executivo a função de elaborar as propostas de ações econômicas, que incluem a criação de linhas de crédito e a concessão de tratamento tributário diferenciado para extração e beneficiamento.
A justificativa apresentada aos parlamentares, pelo Piratini, sustenta que as cinzas resultantes do processo de extração, beneficiamento e transformação do carvão mineral equivalem a quase a metade da quantidade do insumo inicial. “É importante ressaltar que a instalação do Polo Carboquímico em nosso Estado propiciará a geração de receitas aos cofres do Tesouro Estadual, por meio da produção interna de gás, amônia, ureia, metano, nafta e até mesmo de gasolina”, pontua.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br