MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Associação e Sindicato Rural Lança 105ª Expofeira

Publicada em 26/09/2017
Associação e Sindicato Rural Lança 105ª Expofeira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Moglia apresenta atrações da edição

A Associação e Sindicato Rural de Bagé lançou, ontem, a 105ª edição da Expofeira. O evento inicia no dia 2 de outubro e se estende até o dia 18. Durante a cerimônia de lançamento, que reuniu lideranças locais no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, o presidente da entidade, Rodrigo Borba Moglia, apresentou um resumo da programação, que, além dos julgamentos de classificação das raças e cinco remates, vai contar com shows, palestras técnicas e provas de gineteadas na arena rural.
Moglia destaca a realização do seminário ‘Carrapato em Debate’, que acontece no dia 10 de outubro, a partir das 8h, e irá apresentar o programa estadual de tristeza parasitária bovina e controle do carrapato. A atividade vai contar com palestrantes uruguaios, do Ministério da Ganadería, Agricultura y Pesca, painéis e relatos de empresas parceiras.
Ela também ressalta a arena rural, que envolve a montagem de uma grande estrutura de pista, com arquibancadas e camarotes, no pavilhão de eventos do Parque de Exposições, que ficará localizada à esquerda da entrada principal. No local serão disponibilizados 16 camarotes para 20 pessoas cada e espaços de arquibancada para mil pessoas.
O presidente salienta que mais de 40 empresas de vários seguimentos já estão confirmadas para a festa. Moglia destaca, ainda, a minifazenda, que será montada em parceria com o PTG Pistoleiros do Candal, do 25º Grupo de Artilharia de Campanha, e Embrapa Pecuária Sul. A visitação do espaço acontece de 11 a 15 de outubro.
A novidade deste ano fica por conta do concurso de assadores, que ocorre no dia 15 de outubro. As inscrições estão abertas na sede da entidade. A carne será comercializada ao público.
O presidente frisou que a expectativa para o evento é muito positiva. Ele afirma que apesar dos preços do setor agrícola, como carne, leite, soja e arroz, estarem depreciados, não é a primeira vez que o produtor enfrenta a crise. “Temos que considerar a qualidade dos produtos e animais ofertados”, comenta.


Eventos

A programação irá contar com a expoaula, que no ano passado contemplou 1,3 mil alunos. Também terá a confraria do agronegócio, realizada pela Rural Jovem, que acontece dia 11 de outubro, às 18h30min. O palestrante Felimar Marcon irá abordar o tema Planejamento e Gestão Rural.
O Dia do Arroz (13 de outubro) contará com palestra do engenheiro-agrônomo responsável pelo 12º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate), de Uruguaiana, e pela Estação Regional de Pesquisa do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Cleiton José Ramão, que irá falar sobre “Tecnologias alternativas na lavoura de Arroz”. A meteorologista e consultora em agrometeorologia do Irga, Jossana Ceolin Cera, irá palestrar sobre o tema ‘Previsão climática safra 2017/2018’.


Shows

Os shows da 105ª Expofeira irão acontecer no pavilhão de eventos, após as gineteadas. Conforme o diretor de eventos Favorino Collares, este ano as apresentações irão valorizar os artistas de Bagé e região, contemplando diferentes gêneros musicais.


Prestação de contas

Segundo o presidente da Associação e Sindicato Rural, no ano passado, mais de 22 mil pessoas visitaram o parque. Entre os julgamentos e remates, foram cerca de mil animais e 35 empresas expositoras, o que resultou em um faturamento de R$ 3.546.168,00. A expectativa do presidente é superar esses números.


Campanha

Ainda durante o lançamento da Expofeira, a Associação Rural também lançou uma campanha em apoio ao ex-policial militar Alexandre Curto, condenado a 12 anos de reclusão, em regime fechado, pela morte de um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O crime aconteceu em 2009, durante uma operação de reintegração de posse, em São Gabriel. O presidente da entidade, Rodrigo Moglia, manifestou o apoio da classe produtora. "A pessoa estava a serviço do Estado e foi condenada. Consideramos uma injustiça", enfatiza.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br