MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Longe de uma solução

Publicada em 26/09/2017

O projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro, classificando como crime de trânsito a divulgação de locais com barreiras policiais e de fiscalização, entra em fase decisiva de tramitação na Câmara dos Deputados, sem garantia de aprovação. A mudança na legislação, que prevê multa e até prisão a quem avisar sobre blitze na internet, recebeu pareceres favoráveis e contrários em colegiados que avaliam aspectos pontuais. Os parlamentares avaliam, antes da votação em plenário, a constitucionalidade – fator crucial para a implementação de uma medida que contempla os esforços dos órgãos de segurança.
Não é de hoje que a proliferação de perfis e grupos, em redes sociais e aplicativos, que divulgam informações de blitze do projeto Balada Segura preocupa as autoridades do Detran, da Brigada Militar, da Polícia Civil, de órgãos executivos de trânsito municipais e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os argumentos destas instituições prevaleceram quando a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara aprovou, no ano passado, a proposta que proíbe o uso de aplicativos para alertar motoristas sobre a ocorrência de blitze de trânsito. Mas a conjuntura mudou diante de uma questão técnica.
A proposição foi rejeitada, recentemente, pela Comissão de Viação e Transportes. O relatório aprovado pelo colegiado consagrava a visão de que para aplicar a medida, o agente (de trânsito) teria que flagrar o uso dos aplicativos, que a um toque são fechados. O texto observa, ainda, que para se apropriar do celular do condutor ou de qualquer passageiro, estaria desrespeitando o direito à privacidade e o sigilo das comunicações telefônicas, assegurados pela Constituição Federal. Ocorre que existem, porém, outras formas de verificar a utilização destes aplicativos. A primeira passa pela responsabilização das empresas que operam os serviços. O debate que envolve aspectos ainda mais complexos, relacionados aos direitos individuais, não pode retroceder diante de um aspecto eminentemente técnico.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br