ANO: 25 | Nº: 6208
27/09/2017 Cidade

Estátua do Analista de Bagé sofre nova depredação após reforma

Foto: Tiago Rolim de Moura

Escultura de Luis Fernando Veríssimo também foi danificada
Escultura de Luis Fernando Veríssimo também foi danificada

O trabalho de recuperação do conjunto de esculturas do ‘Consultório do Analista de Bagé’, instalado na Praça Júlio de Castilhos (Praça da Estação), durou menos de três horas. Ontem, um dia após a reforma, o escultor Sérgio Coirolo, criador do monumento, praticamente refez o serviço.
Coirolo conta que o processo de revitalização, iniciado na sexta-feira, foi concluído na segunda-feira, por volta das 14h. Porém, às 17h, quando voltou ao local para verificar a situação, percebeu que alguém teria utilizado uma pedra para quebrar a recém recuperada mão esquerda da escultura do Analista de Bagé.
O escultor diz que não acredita mais na possibilidade da obra permanecer muito tempo sem voltar a ser alvo de vandalismo. O artista conta que a proposta do governo anterior era iluminar o local e fixar câmeras, com o objetivo de evitar que estes atos acontecessem. “É uma pena. Algum dia não vai mais ter como consertar”, lamenta, após se declarar incomodado com a desvalorização de seu trabalho.
A obra, que foi inaugurada na 19ª Feira do Livro, em novembro de 2016, permanece na Praça da Estação, onde é alvo de vandalismo desde dezembro do ano passado. O conjunto de esculturas é uma homenagem ao famoso personagem Analista de Bagé e ao seu criador, Luis Fernando Veríssimo, que completou 80 anos no ano passado, quando foi o convidado especial do evento.
O conserto também contou com a restauração de detalhes em todas as estátuas que formam o conjunto, a maioria nas cabeças, onde foram encontrados buracos, cortes e peças arrancadas. A reforma das estátuas foi paga pela agência local do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que foi responsável pela encomenda da obra, junto à Prefeitura Municipal.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...