MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Fábrica de azeite de oliva de Bagé inicia produção em 2018

Publicada em 27/09/2017
Fábrica de azeite de oliva de Bagé inicia produção em 2018 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Plantas começam a produzir a partir deste ano

A primeira indústria de fabricação de azeite de oliva de Bagé deve iniciar operações no próximo ano. A implantação da fábrica Azeites do Pampa Agroindústria Ltda. é um investimento de 10 produtores e o prédio que irá abrigar o maquinário está sendo construído próximo ao aeroporto.
De acordo com um dos sócios da empresa, Émerson Menezes, o projeto Olivais do Pampa, desenvolvido entre 2012 e 2015, foi o grande fomentador de empreendedores no setor. Ele conta que a partir da iniciativa, muitas pessoas se interessaram no cultivo. Hoje a região tem uma área de 180 hectares plantados e a possibilidade de crescimento para cerca de 500 em três anos.
Menezes, que é engenheiro-agrônomo, salienta que a indústria começou a ser projetada em 2015. Os produtores buscaram recursos públicos para a implantação. No início de 2016, foi pensada a forma de associação e, em junho do mesmo ano, já haviam conseguido formar o grupo e reunir o valor do investimento (R$ 2 milhões).
A área, que foi adquirida do Clube Cantegril de Bagé, fica situada próxima ao Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer, na BR-153. A obra, de 300 metros quadrados, está em andamento desde maio deste ano. A expectativa é de que seja finalizada para a próxima safra, em fevereiro de 2018. Além da indústria, o local terá uma loja para a comercialização de azeite.


Projeto

O projeto arquitetônico é da A+Arquitetura, realizado pelas arquitetas Aline Pedroso da Croce, Ana Lúcia Kalil Sarmento e Angélica Camargo. A máquina extratora utilizada no processo de produção do azeite de oliva deve ser instalada na estrutura em janeiro. “Estamos priorizando a parte que irá abrigar a indústria, para iniciar o beneficiamento e testes no próximo ano”, conta.


Capacidade

A indústria terá a capacidade de extração de 500 quilos por hora e um hectare de uma planta a partir de seis anos produz em torno de cinco mil quilos. A capacidade de produção será de 150 hectares plantados por safra.
Menezes informa que o grupo já está negociando a compra da azeitona de produtores da região. “Não descartamos importar azeite de alta qualidade do Uruguai e fazer a mistura com o nosso, neste primeiro momento”, adianta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br