ANO: 25 | Nº: 6208
27/09/2017 Cidade

Prazo para recadastramento biométrico de candiotenses encerra hoje

Foto: Rosane Coutinho

Tarde de terça-feira foi movimentada no cartório da 142ª Zona Eleitoral
Tarde de terça-feira foi movimentada no cartório da 142ª Zona Eleitoral

Hoje termina o prazo para recadastramento biométrico dos eleitores de Candiota. Até o último levantamento, feito pelo cartório da 142ª Zona Eleitoral, em Bagé, 33,79% dos 7.216 candiotenses ainda não haviam formalizado o processo obrigatório. Mais de dois mil eleitores, portanto, correm o risco de ter o título cancelado.

De acordo com a chefe de cartório da 142ª Zona Eleitoral, Daiane Conte, o prazo do processo não será prorrogado, mas todos que comparecerem ao prédio da 142ª Zona Eleitoral, na rua Marechal Deodoro, nº 274, até as 19h de hoje, receberão uma senha para que sejam atendidos até amanhã.
A Justiça Eleitoral realizou uma série de campanhas, sendo que desde o dia 4 de setembro estão atendendo das 9h às 19h, sem pausa ao meio-dia. Daiane conta que desde março, pelo menos uma vez por mês, o local abriu durante os sábados e domingos, das 9h às 15h. Também houve uma ação, que durou cerca de um mês, entre junho e julho, quando foram postos quatro guichês em um ponto de atendimento em Candiota.
Os agricultores Rogério Antônio Lowe, 42 anos, e Jorge Rodrigues, 57 anos, dedicaram o dia de ontem para o recadastramento. Lowe conta que pensou em formalizar o processo durante a ação em Candiota, porém o grande número de pessoas na fila fez com que ele desistisse “Era muita gente, talvez eu devesse ter ido em outro dia, mas acabei deixando para a última hora. Acho que aqui vai ser mais rápido”, declara. 

Documentos obrigatórios
Para a realização do recadastramento biométrico, é obrigatória a apresentação de algum documento que comprove a sua identidade (exceto o passaporte), título eleitoral e algum comprovante de residência expedido nos últimos três meses.

 

Consequências
Quem perder o prazo terá seu título de eleitor cancelado, o que acarreta em diversos problemas, como o impedimento para obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, obter empréstimos e impedimento na inscrição de concursos públicos.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...