Cidade
Bagé projeta Comissão Permanente de Acessibilidade
O município de Bagé trabalha na implantação de uma Comissão Permanente de Acessibilidade. O colegiado será responsável pela elaboração, implementação e acompanhamento da execução do Plano Municipal de Acessibilidade, que contempla demandas de pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental, múltipla, transtorno do espectro autista ou com mobilidade reduzida, assim como de idosos, gestantes, obesos, lactantes e pessoas acompanhadas por criança de colo.
A criação da comissão foi sugerida pela ativista Cimone Gonzales, presidente da Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência e atual coordenadora municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Saúde. Ela explica que a ideia, apresentada ao vice-prefeito, Manoel Machado, do PSDB, surgiu ao conhecer a experiência do município paulista de Guarujá, durante visita à Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, em Brasília.
A partir da implantação, o grupo contará com representantes das secretarias do governo municipal, que irão trabalhar de forma transversal a questão da acessibilidade no município. No caso de Bagé, o próximo passo, agora, é encaminhar ofícios para as secretarias indicarem seus representantes, que terão papel consultivo e deliberativo nos assuntos que incluem acessibilidade em edificações, promovendo, assim, averiguação dos espaços públicos, além de examinar as irregularidades quanto à acessibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
A intenção, segundo Cimone, é de que até o dia 9 de outubro, quando será realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores, a comissão já esteja formada. A agenda deve contar com a presença do presidente estadual do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rotechild Prestes.