MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Celebração marca 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Publicada em 28/09/2017
Celebração marca 300 anos de Nossa Senhora Aparecida | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Novena completa quatro décadas em Bagé

Uma programação especial está sendo desenvolvida, em diferentes cidades do Brasil, para marcar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A data também é especial para a comunidade da Vila Gaúcha, de Bagé, que celebra 40 anos de novena.
Uma das organizadoras das atividades, Beatriz Conceição Muniz, informa que o cronograma de celebração inicia no dia 3 de outubro, com o cortejo de motociclistas, que parte da Catedral de São Sebastião, com destino à Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Gaúcha. Junto ao cortejo, segue uma imagem da santa, cuja chegada à comunidade dá início à novena, que se estende até o dia 11 de outubro, com missas diárias, de segunda-feira a sábado, às 19h30min, e, aos domingos, às 9h. "No dia 11, último dia da novena, teremos um lindo show intitulado "Mariama" (Maria que Ama ). Eis o nome, porque Maria ama seus filhos", destaca Beatriz.
No dia de celebração da santa, 12 de outubro, a programação inicia com a procissão, a partir das 9h30min, com saída da Catedral de São Sebastião até a Vila Gaúcha, novamente conduzindo a imagem da santa. Na chegada à capela, acontece uma missa campal, seguida por almoço para a comunidade. Um dos diferenciais deste ano será um manto gigante, com 50 metros quadrados, confeccionado por Santa Matilde Lemos, com tecido doado por devotos, em cetim azul. “Ele cobrirá a todos que estiverem lá dentro da capela”, conta.
A partir das 14h, acontece a reza do terço e, às 15h, a missa de bênção da saúde. Beatriz informa que durante a tarde haverá uma programação especial para as crianças, com distribuição de bolos e doces oferecidos pela comunidade. “Todo o ano construímos esta festa de forma comunitária, cada um contribui com o que pode”, destaca.
Para os fiéis que têm dificuldade de caminhar, será disponibilizado, gratuitamente, um ônibus da empresa Anversa, que fará o mesmo trajeto da procissão. O veículo retorna à Catedral de São Sebastião logo após a missa campal.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br