ANO: 26 | Nº: 6524
28/09/2017 Cidade

Sine de Bagé oferece mais de 40 vagas de emprego para pessoas com deficiência

Foto: Tiago Rolim de Moura

Agência disponibilizará o dia para atender apenas público-alvo da campanha
Agência disponibilizará o dia para atender apenas público-alvo da campanha

A agência do FGTAS/Sine de Bagé realiza, amanhã, o Dia D para atendimento exclusivo de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O evento, promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho, disponibilizará mais de 40 vagas nas empresas bajeenses.
Trabalhadores que se enquadram na categoria poderão se candidatar às oportunidades de emprego comparecendo à agência, portando a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O evento ocorrerá das 9h às 12h e, no período da tarde, das 13h30min às 17h30min, na avenida Tupy Silveira, nº 1720.
Segundo o coordenador da agência local do FGTAS/Sine, Marcelo Nalério, a ação acontece desde 2014 e o desafio desta edição é tirar as dúvidas da população e aumentar a procura pelas vagas. “Geralmente faltam pessoas e não conseguimos ocupar todas as vagas. Estamos trabalhando para fechar todos os contratos”, declara.
No início desta semana, Nalério se reuniu com integrantes da comissão interina da União Bajeense de Associação de Moradores (Ubam) e pediu para divulgarem a ação para as pessoas que residem nos territórios de abrangência da entidade.
O coordenador explica que muitos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda carecem de informações sobre o programa, acreditando que após voltarem a trabalhar, não receberão o valor em caso de desemprego. Por isso, amanhã, durante a atividade do Sine, um representante do INSS estará disponível para esclarecer aspectos pontuais do BPC.
Antes da abertura da agência, das 8h às 9h, ocorrerá um treinamento legislativo, oferecido por profissionais do INSS, que visa um melhor atendimento e bem-estar das pessoas com deficiência. Nalério conta que além da agência do Sine de Bagé, foram convidados os funcionários do Caminho da Luz, da Associação Bajeense de Deficientes Físicos (Abadef), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro de Reabilitação Física da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).
A contratação de pessoas com deficiência está prevista na Lei de Cotas, implantada em 1999, pelo Decreto 3.298. A legislação estabelece a reserva de vagas de emprego, em empresas com 100 ou mais funcionários, para pessoas com deficiência ou reabilitados que sofreram acidente de trabalho, beneficiários da Previdência Social. As cotas variam de 2% a 5%, conforme o número de colaboradores da companhia.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...