ANO: 25 | Nº: 6455
29/09/2017 Cidade

IBGE inicia Censo Agropecuário na próxima semana

Foto: Arquivo JM

Objetivo é atualizar dados sobre cenário da produção agropecuária
Objetivo é atualizar dados sobre cenário da produção agropecuária

A movimentação para o Censo Agropecuário 2017 inicia na segunda-feira, em Bagé e região. Até o dia 28 de fevereiro de 2018, em todo o País, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estarão realizando entrevistas com as empresas na área da agricultura e pecuária.
O levantamento é feito a cada 10 anos, com o objetivo de atualizar dados sobre o cenário da produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira. A partir dessa pesquisa, o governo traça um perfil de todas as regiões, para iniciar um planejamento dos programas de desenvolvimento do setor em cada estado.
Segundo a coordenadora da subárea do Censo Agropecuário, Laiane Castro Lopes, os seis municípios da regional do IBGE contarão com 30 recenseadores, sendo que seis atuarão em Bagé, quatro em Aceguá, três em Candiota, cinco em Hulha Negra, três em Pedras Altas e nove em Pinheiro Machado.
A coordenadora afirma que todos os recenseadores estarão devidamente identificados com colete do IBGE e portando um dispositivo móvel de coleta, onde serão respondidos os questionamentos. Laiane pede que os proprietários dos estabelecimentos sejam receptivos e avisa que a entrevista é ampla e pode demorar cerca de 40 minutos para cada estabelecimento.
A última pesquisa foi realizada em 2007, com período de referência de 2006. Na época, 441.472 estabelecimentos agropecuários ocupavam mais de 1,2 milhão de pessoas no Rio Grande do Sul, sendo 80,5% na agricultura familiar, e o Estado era o maior produtor nacional de produtos como uva, arroz, batata-doce, fumo e trigo.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...