MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Congresso Franciscano reúne 38 trabalhos científicos de alunos do Ensino Médio

Publicada em 30/09/2017
Congresso Franciscano reúne 38 trabalhos científicos de alunos do Ensino Médio | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Silvana salienta que foram abordados temas sociais

A quinta edição do Congresso Franciscano (Confes) apresentou, na sexta-feira, 38 trabalhos científicos de, aproximadamente, 200 alunos do Ensino Médio do Colégio Franciscano Espírito Santo (CFES). A mostra mobilizou professores, coordenação e estudantes.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do CFES, Silvana da Nova, o trabalho é desenvolvido em grupos desde o mês de maio. Silvana salienta que após a pesquisa, orientada pelos professores, os estudantes elaboram artigos científicos. “O objetivo é proporcionar aos alunos o contato com a pesquisa e preparar para a universidade”, disse.
A coordenadora ressalta que foram abordados temas atuais, tratando de saúde física e mental, aspectos sociais, sobre meio ambiente e da escola. Ela salienta que os trabalhos foram avaliados por professores, mestres e doutores de universidades, que analisaram o domínio de conteúdo, trabalho de pesquisa, áreas relacionadas ao tema proposto e objetivos.


Pesquisa

Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, Luíza Espinosa, 17 anos; Nícolas Fuga, 16; Helena Pilon, 16; Roberta Martins, 16; Emili Vasconcellos, 16, e Ana Carolina Nicoloso, 17 anos, apresentaram o tema "Suicídio não é querer morrer, é querer desaparecer". Os jovens buscaram o assunto se referindo ao jogo Baleia Azul, que propõe 50 desafios, tendo como etapa final o suicídio, e também ao seriado 13 Reasons Why (onde uma jovem comete suicídio e deixa vídeos expondo os motivos).
Os estudantes do segundo ano do Ensino Médio, Artur Caniel, 16 anos; Vítor Garcia, 15; Vinícius Louzada, 17;  Giovane Nunes, 17; Gabriel Porto, 17, e Eduardo Sonza, 16 anos, pesquisaram sobre epidemia. Os jovens apresentaram o tema Aids em Bagé: uma epidemia em crescimento.


Avaliação

Para a diretora do CFES, Maria Ana Klein, o evento é de grande valor na aprendizagem. Ela ressalta que os alunos partilham sua produção com outros alunos da escola e visitantes e os temas auxiliam na formação. “É o jovem falando com outro jovem sobre temas atuais”, conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br