ANO: 26 | Nº: 6540
03/10/2017 Cidade

Atividades da Feira do Livro incentivam crianças ao hábito da leitura

Foto: Tiago Rolim de Moura

Atores do grupo teatral de Passo Fundo realizam apresentação com momentos ludicos
Atores do grupo teatral de Passo Fundo realizam apresentação com momentos ludicos

Em seus 20 anos de história, a Feira do Livro de Bagé sempre teve como uma de suas propostas, o incentivo a novos leitores. Realizado pelo Sistema Fecomércio – Sesc e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento iniciou na sexta-feira passada e se estende até o próximo domingo, no Clube Comercial. Com o tema “Leitura e Emoção”, a edição deste ano contém atividades que visam agradar diversos públicos.
Na manhã de ontem, crianças e adolescentes de nove escolas do município lotaram o espaço reservado no Clube Comercial, na primeira apresentação do espetáculo “Meia-meia lua 1, 2, 3”, da Companhia Cultura nas Estradas. A produção se trata de uma peça teatral de incentivo à leitura. Os atores utilizam fantoches, música e brincadeiras para interagir com o público.
Dentre as instituições que compareceram ao evento, estava a Escola Municipal de Educação Infantil Frederico Petrucci, representada por alunos do maternal dois, com idades entre 3 e 4 anos. A professora Alezandra Messias conta que esta é a primeira vez que pôde levar seus alunos ao evento. Ela explica que até os anos anteriores, em questão do evento ocorrer em ambiente aberto, muitos pais se demonstravam receosos a deixar seus filhos realizarem o passeio. A professora destaca que a escola já trabalha com projetos de estímulo à literatura, como a “Sacolinha do Amor”, onde os estudantes levam livros para suas casas, onde podem ler com seus pais.
Para o patrono do evento, Eliéser Moura, as atividades de estímulo à literatura são de extrema importância em um evento como a Feira do Livro. O patrono afirma que é por meio deste tipo de incentivo que muitas crianças se ambientam e criam interesse pelo conto de histórias, o que acarreta em um futuro gosto pela leitura. “Assim como eu também recebi este incentivo quando criança, acho importante que elas tenham a oportunidade de participarem destas atividades. A feira é feita para isso, a magia se expande e eles vão se apegando aos livros”, declara.


Programação de hoje

10h – "Meia-meia lua 1, 2, 3" - Cia Cultura nas Estradas;
14h – Apresentação de um reconto da história Chapeuzinho Vermelho pela professora Cláudia Romariz, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arnaldo Faria;
15h – Apresentação Teatro de Bonecos da Escola Estadual Professor Justino Costa Quintana, sob coordenação da professora Adriana Acosta;
18h – Bate-papo literário com a Academia Bajeense de Letras;
20h – Show "A cidade encontra o campo" – com Luiz Marenco e Thedy Correa.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...