MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Nova atenção ao campo

Publicada em 04/10/2017

O Censo Agropecuário, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma importante função estratégica para a economia. O trabalho vai subsidiar a implantação de um novo cadastro de estabelecimentos rurais, abastecendo o Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Como resultado final, o levantamento permite a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários. A radiografia do setor é fundamental para o planejamento.
Através do novo Censo, o IBGE deverá ir a campo anualmente para captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção. O levantamento também vai mensurar dados sobre crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção. A situação social e familiar dos trabalhadores do campo. Os resultados só devem começar a ser divulgados em meados de 2018, oferecendo um panorama geral sobre área, produção e características do pessoal ocupado.
O processo, que será inteiramente digital, mostra a imagem do setor censitário, a posição do recenseador no terreno e os endereços dos estabelecimentos a serem recenseados. E os dados podem surpreender, principalmente por que o IBGE não colhe informações detalhadas sobre o setor há dez anos. O presidente do instituto, Roberto Olinto, adiantou, inclusive, em entrevista à Agência Brasil, que o 'censo vai varrer a agricultura familiar, o agronegócio e a atividade no Brasil como um todo'. Teremos, com isso, uma base para o desenvolvimento de soluções para as principais demandas.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br