MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Movimento realiza plebiscito de caráter informal no sábado

Publicada em 05/10/2017
Movimento realiza plebiscito de caráter informal no sábado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Votação contará com sete urnas em Bagé

Promovendo a intenção de separar os três estados da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) do restante do Brasil, o movimento separatista ‘O Sul é o Meu País’ realizará um plebiscito informal no sábado. A ação tem o objetivo de alcançar a meta de votos para que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprove e encaminhe o resultado para os órgãos estaduais e federais realizarem uma votação formal.
Em Bagé, a votação acontecerá das 8h às 19h, em sete urnas espalhadas pela cidade. Os horários de atendimento em cada ponto de votação podem ser verificados pelo site do movimento (plebisul.sullivre.org/OndeVotar).
Segundo o coordenador da microrregião da Campanha Meridional, Fernando Silva Resner, mesmo que a participação de um milhão de pessoas garanta o encaminhamento de um plebiscito formal, a meta do grupo é coletar até três milhões de votos entre os estados da região Sul.
Resner acredita que o resultado favorável da votação irregular para separar a Catalunha do restante da Espanha, no final de semana passado, pode influenciar positivamente na sua luta. “Nossa terra, assim como a Catalunha, conseguirá sua independência em breve”, declara.
Uma ação de mesmo cunho aconteceu em outubro do ano passado, porém a meta não foi atingida, pois somente 620 mil pessoas votaram no plebiscito. Na ocasião, 95,75% dos votantes se mostraram a favor da separação.
A separação dos estados do Sul não é permitida pela Constituição Federal. O primeiro artigo estabelece que a República Federativa do Brasil é formada pela “união indissolúvel” dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. Porém, o grupo se baseia em uma resolução da ONU, que dá aos povos o direito da autodeterminação, onde a forma com que um grupo humano se organiza politicamente deve ser respeitada.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br