ANO: 25 | Nº: 6335
05/10/2017 Cidade

Movimento realiza plebiscito de caráter informal no sábado

Foto: Arquivo JM

Votação contará com sete urnas em Bagé
Votação contará com sete urnas em Bagé

Promovendo a intenção de separar os três estados da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) do restante do Brasil, o movimento separatista ‘O Sul é o Meu País’ realizará um plebiscito informal no sábado. A ação tem o objetivo de alcançar a meta de votos para que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprove e encaminhe o resultado para os órgãos estaduais e federais realizarem uma votação formal.
Em Bagé, a votação acontecerá das 8h às 19h, em sete urnas espalhadas pela cidade. Os horários de atendimento em cada ponto de votação podem ser verificados pelo site do movimento (plebisul.sullivre.org/OndeVotar).
Segundo o coordenador da microrregião da Campanha Meridional, Fernando Silva Resner, mesmo que a participação de um milhão de pessoas garanta o encaminhamento de um plebiscito formal, a meta do grupo é coletar até três milhões de votos entre os estados da região Sul.
Resner acredita que o resultado favorável da votação irregular para separar a Catalunha do restante da Espanha, no final de semana passado, pode influenciar positivamente na sua luta. “Nossa terra, assim como a Catalunha, conseguirá sua independência em breve”, declara.
Uma ação de mesmo cunho aconteceu em outubro do ano passado, porém a meta não foi atingida, pois somente 620 mil pessoas votaram no plebiscito. Na ocasião, 95,75% dos votantes se mostraram a favor da separação.
A separação dos estados do Sul não é permitida pela Constituição Federal. O primeiro artigo estabelece que a República Federativa do Brasil é formada pela “união indissolúvel” dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. Porém, o grupo se baseia em uma resolução da ONU, que dá aos povos o direito da autodeterminação, onde a forma com que um grupo humano se organiza politicamente deve ser respeitada.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...