ANO: 25 | Nº: 6233
06/10/2017 Cidade

Papel do jovem advogado é discutido durante encontro regional

Foto: Antônio Rocha

´Martins defendeu importância da advocacia na interpretação da constituição
´Martins defendeu importância da advocacia na interpretação da constituição

O complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza ficou lotado, na noite de quarta-feira, para o primeiro Encontro Regional da Jovem Advocacia do Pampa. O evento foi realizado pela Comissão Especial do Jovem Advogado (Ceja) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Bagé, em parceria com a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), e contou com a participação de estudantes e profissionais da região.
A palestra de abertura foi com a vice-presidente da Ceja do Rio Grande do Sul, Paula Cassol, e da secretária-adjunta da OAB subseção de Santana do Livramento, Carolina Normey. Elas falaram do papel da advocacia, o fortalecimento da categoria, melhora no andamento dos processos judiciais e também no combate à corrupção. Além disso, defenderam o voto impresso como forma de transparência eleitoral.
O doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Flávio Martins, encerrou o evento falando sobre o papel da jovem advocacia e os rumos do Brasil. Martins defendeu a importância da advocacia na interpretação da Constituição.
O palestrante salientou a relevância do jovem advogado e disse que é o melhor momento para buscar informações. “É tempo de construir o que queremos pela frente”, disse.
Para o doutorando, houve uma mudança no Direito, desde o tempo em que se formou, há 20 anos. Ele explica que hoje o advogado tem muito mais áreas de atuação, que exigem especializações constantes. “O mercado é muito mais complexo do que antigamente e há vários temas específicos necessitando de estudos contínuos”, ressalta.


Avaliação

Para o presidente do Ceja, José Artur Maruri dos Santos, o evento, que arrecadou cerca de 700 litros de leite que serão doados a Fundação Geriátrica José e Auta Gomes, Apae e Caminho da Luz, superou as expectativas de público e trouxe temas inovadores para os jovens advogados.
O coordenador do curso de Direito da Urcamp, Heron Ungaretti Vaz, observa que houve uma troca de experiências entre alunos e profissionais. Ele frisou a importância de eventos como esse para os acadêmicos e parabenizou a comissão da OAB pela iniciativa e organização do encontro.
A próxima atividade regional está marcada para o dia 27 de abril de 2018, em Santana do Livramento. Comissões locais estão estudando a realização de um encontro internacional do Mercosul.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...