MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Expofeira de Bagé vai sediar seminário sobre carrapato

Publicada em 07/10/2017

Entre as atrações da exposição-feira de rústicos mais antiga do País, a Expofeira de Bagé, que inicia na segunda-feira, dia 9, o Seminário “Carrapato em Debate” vai promover um debate em torno dos temas carrapato, tristeza parasitária bovina (TPB) e mosca da bicheira, problemas que causam aos produtores rurais sérios prejuízos, bem como ao setor pecuário como um todo.
Estima-se que os prejuízos com os problemas causados pelo carrapato, no Rio Grande do Sul, superem os R$ 350 milhões. A comissão organizadora do evento tomou essa e outras informações como base para propor o seminário, durante uma das mais expressivas feiras agropecuárias do Estado.
O evento, que terá início às 8h do dia 10, contará com a apresentação do programa estadual do Controle do Carrapato e da Tristeza Parasitária Bovina, por colaboradores do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação.
Na sequência, o doutor João Ricardo Martins, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), vai falar sobre “Resistência e alternativas de controle do carrapato”. Ainda pela manhã, acontece a palestra do doutor Martín Altuna, do Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca, do Uruguai, que vai abordar o “Projeto de Erradicação da Mosca da Bicheira (Cochliomya Hominivorax)”, explanando os resultados do trabalho que vem realizando no país vizinho.
Os temas serão debatidos, logo depois, num painel que contará com a moderação da doutora Cláudia Cristina Gulias Gomes, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul.
À tarde, o evento prossegue, a partir das 13h30, com palestras do Dr. Ulises Cuore, também do Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca, do Uruguai, e do doutor Sérgio Silva da Silva, professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que vão falar, respectivamente, sobre “Epidemiologia y control de Rhipicephalus (Boophilus) micropus en Uruguay, Tratamiento Generacional de la Garrapata”, e “Tristeza Parasitária Bovina: estratégias de profilaxia e controle”.
O evento vai contar, ainda, com uma explanação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), que vai apresentar o case “Do campo ao curtume: os danos e as problemáticas do carrapato para a cadeia produtiva”; o CICB que é um dos patrocinadores do seminário.
As atividades da tarde se encerram com o painel de debates moderado pelo ex-pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Dr. Francisco Alves Branco. Outras informações podem ser obtidas no site www.ruralbage.com.br, ou pelo telefone (53) 3242 8888.
O seminário, que é gratuito, acontece no salão nobre da Associação Rural, e tem o patrocínio do CICB, Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar/RS e Sebrae/RS), Boehringer Ingelheim, Plantar Sul e Programa Agronegócio, da Delta FM, e apoio do Departamento de Defesa Agropecuária, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Bagé, Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco).

Programação

8h – Abertura
8h30 – “Estratégia Estadual do Controle do Carrapato e da Tristeza Parasitária Bovina”, com colaboradores da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação - Seapi
9h – “Resistência e alternativas de controle do carrapato”, com Dr. João Ricardo Martins, IPVDF
10h - “Projeto de Erradicação da Mosca da Bicheira (Cochliomya Hominivorax)”, com doutor Martín Altuna, Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca, Uruguay
11h – Painel de debate com moderação da doutora Cláudia Cristina Gulias Gomes, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul
13h30 – “Epidemiologia y control de Rhipicephalus (Boophilus) micropus en Uruguay. Tratamiento Generacional de la Garrapata”, doutor Ulises Cuore, Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca, Uruguay
14h30 – “Do campo ao curtume: os danos e as problemáticas do carrapato para a cadeia produtiva”, case do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB)
15h - “Tristeza Parasitária Bovina: estratégias de profilaxia e controle”, com doutor Sérgio Silva da Silva, professor na UFPel
16h – Painel de debates com moderação do doutor Francisco Alves Branco, ex-pesquisador da Embrapa Pecuária Sul
17h - Encerramento

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br