MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Pelo sim, pelo não

Publicada em 09/10/2017

Todos podem dizer que separar os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina do resto do Brasil é um tema árido. Mas o que não se pode dizer do grupo que apresenta essa proposta, seja você um ferrenho separatista ou um defensor da unidade nacional brasileira, é que eles tenham medo do resultado. E o principal argumento em defesa do seu método de trabalho é o fato de eles irem direto às ruas para levantar o número de reais apoiadores.

Em tempos de batalhas virtuais pelas redes sociais, onde grupos tentam convencer possíveis oponentes mediante fatos e versões nem sempre republicanas, o pessoal do movimento "O Sul é meu país" optou por um embate bem real. Assim, foram às ruas oferecer seu questionamento. Quem decide se ele é plausível, viável ou realista deve ser o pessoal da calçada, num processo no mínimo direto e democrático.

Contudo, não é só porque a metodologia do trabalho parece respeitosa e ponderada que seu objetivo deva ser alcançado. Uma análise rápida e despretensiosa dos números apresentados em Bagé já dá condições de perceber que o resultado de votos favoráveis corresponde seguramente ao contingente de cidadãos que já estão mobilizados em torno do tema. Conforme informações recolhidas pela reportagem, 1.172 pessoas votaram favoráveis à proposta de separação enquanto apenas 32 disseram não. Tamanha diferença e unanimidade pode significar que foram às urnas votar pelo sim exatamente aqueles que consideram o assunto algo importante e, por isso, já predispostos a apoiá-lo. Os demais, ao que os dados parecem revelar, não foram ainda sensibilizados pelo movimento. Ou nem querem saber de discutir a separação de estados antes de se resolver questões profundas que põem em jogo o futuro do Brasil.

De qualquer maneira, pelo sim ou pelo não, vale a pena ficar atentos aos desdobramentos e progressos destas propostas, afinal, em tempos de descontentamentos é que se sobressaem as surpresas.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br