MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Azul pode definir futuro dos voos em Bagé dentro de 15 dias

Publicada em 11/10/2017
Azul pode definir futuro dos voos em Bagé dentro de 15 dias | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Aeronave chegou às 13h30min em Bagé

A Azul tem prazo para definir o rumo do projeto que pode viabilizar a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer, administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Bagé. “Em até 15 dias teremos uma resposta para o município”, adiantou o diretor da companhia, Ronaldo Veras, durante reunião, ontem, com lideranças empresariais e políticas da região, que articulam a criação de uma linha regular para Porto Alegre.
Representações de Pinheiro Machado, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra e Bagé participaram da reunião, realizada na prefeitura, com o executivo da empresa. Durante a agenda, o governo apresentou as potencialidades da região através de um vídeo. A produção, aliás, abordou a criação de cavalos Puro Sangue Inglês e a produção de vinhos. A reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Quintana, participou do encontro.

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, também entregou uma espécie de dossiê a Veras, detalhando aspectos econômicos das denominadas vocações regionais. O petebista informou que, diariamente, sete ônibus partem de Bagé para Porto Alegre, transportando 350 pessoas. “Temos demanda e estamos prontos para essa parceria”, definiu.
O secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, um dos principais articuladores da reunião, salientou que o encontro representa um grande passo para que a vinda da empresa seja concretizada. Ele destacou o empenho das lideranças políticas e institucionais, que, na sua visão, mostram a organização da Campanha gaúcha.
Veras salientou que se sentiu honrado pela recepção. Ele destacou que nunca havia presenciado uma mobilização desta proporção em nível regional. O executivo disse que ainda faltam alguns detalhes para serem avaliados e que serão necessários estudos para avaliar a viabilidade técnica, bem como a disponibilidade de aeronaves. Este processo, que é crucial para a decisão da companhia, deve ser concluído ainda em outubro.


Recepção
A retomada dos voos comerciais é uma das bandeiras do governo municipal e a administração não poupou esforços na recepção ao representante da Azul. Veras chegou a Bagé por volta de 13h30min, acompanhado pelo deputado estadual Luís Augusto Lara, do PTB, e pelo  secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, em um helicóptero. O prefeito e o superintendente do aeroporto, Jesus Heron Cougo, recepcionaram a comitiva na pista, iniciando uma espécie de roteiro traçado pelo Executivo.
O governo municipal disponibilizou um carro oficial para o percurso até o centro. O Ford Landau, fabricado em 1972, tradicionalmente utilizado para o transporte de autoridades até a década de 1980, hoje só é usado em ocasiões especiais. O veículo era o preferido do general Emílio Garrastazu Médici, que governou o Brasil entre 1969 e 1974, durante a ditadura militar. Cartazes com a frase ‘Bagé Precisa Voar; Azul Vamos Juntos?’, foram espalhados pelo trajeto do terminal à prefeitura.


Infraestrutura
O terminal bajeense operou voos regulares por mais de 18 anos. As operações com vendas de passagens funcionaram até 1998. Atualmente, o aeroporto recebe cerca de 60 aeronaves de táxi aéreos, jatos executivos e helicópteros. Do ponto de vista estrutural, pequenos ajustes podem viabilizar a retomada das operações comerciais.


Atuando no interior
As particularidades de um mercado de interior, a exemplo do cenário bajeense, não são novidades para a Azul. A empresa opera voos comerciais em Uruguaiana, que tem 116 mil habitantes, e em Santo Ângelo, que tem pouco mais 78,9 mil habitantes.
Na cidade da região Noroeste, desde julho a companhia oferece voos às segundas, quartas, sextas-feiras e aos domingo. A aeronave responsável pelo trajeto (turboélice ATR 72-600) oferece 70 assentos. O voo até Porto Alegre tem duração de pouco mais de uma hora.
Os destinos servidos pela empresa, em solo gaúcho, incluem, ainda, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo. Diariamente, a companhia aérea opera aproximadamente 40 voos no Rio Grande do Sul.


Sobre a Azul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. foi fundada e homologada em 2008. A empresa conta, atualmente, com a maior malha aérea do País, atendendo mais de 100 destinos, com 792 decolagens diárias. A companhia também oferece voos diretos para os Estados Unidos e Portugal, operando com as aeronaves A330. A empresa defende a missão de estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br