ANO: 23 | Nº: 5812

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
11/10/2017 Caderno Ellas

Benefícios e vantagens do pilates infantil realizado pelo Consultório de Fisioterapia Mirian Kaé

Foto: Reprodução JM

 

As crianças hoje em dia tem uma vida mais dinâmica e rotina acelerada, que resulta em um estresse diário, ocasionando falta de concentração e má postura.

Atualmente, a maioria das crianças adota comportamentos que levam ao mau hábito postural, tais como, uso excessivo do computador, vídeo-game e assistir televisão sentado de forma incorreta por muitas horas em casa, e que vão acarretar em problemas posturais futuros.

Antigamente, as crianças brincavam ao ar, como subir em árvores, jogar futebol, pular amarelinha, que ajudavam a manter uma vida mais saudável, e com menos compromissos. Involuntariamente elas trabalhavam o corpo como um todo. Mantendo o metabolismo ativo, bom condicionamento físico e automaticamente levando o corpo ao equilíbrio.

A fase mais importante para prevenção dos desvios posturais é na fase de amadurecimento ósseo, que ocorre na infância. Como podemos trabalhar dentro da fisioterapia, para mudança desses hábitos e trazer essa gurizada para uma vida mais saudável e divertida?

De acordo com a equipe de profissionais da Consultório de Fisioterapia Mirian Kaé, o pilates trabalha coordenação motora, força muscular, alongamentos e desenvolvimento motor, gera consciência corporal melhorando aquisição de habilidades funcionais, concentração, crescimento corporal, previne a obesidade infantil melhorando a autoestima e confiança, além de realizar um trabalho respiratório que é fundamental, diminuído crises em crianças asmáticas.

Os benefícios são vistos inclusive em crianças com atraso do amadurecimento do esfíncter (crianças que não tem controle do xixi), onde o pilates tem como objetivo fazer treino através da contração abdominal e toda questão da consciência corporal.

Outro fato importante, nesse período, é quando ocorre o estirão do crescimento, pois o pilates trabalha elasticidade muscular, prevenindo dores que a criança normalmente relata.

A equipe de fisioterapeutas da clínica explica que a idade ideal para começar fazer a atividade, de acordo com alguns artigos, é a partir dos quatros anos e outros falam que a  partir  dos oito anos de idade. "Mas o importante mesmo é quando a criança já pode entender o que o instrutor quer passar para ela", salientam.  Outro fator importante e fundamental é a forma e técnica que o fisioterapeuta realizará com os pequenos.  

 

Trabalho específico realizado pela clínica

 "Em nosso estúdio, fazemos uma aula em que a criança possa interagir com pilates contemporâneo, neo pilates bases instáveis e treinamento funcional. Sempre mantendo a criatividade, realizando aulas dinâmicas e divertidas e não perdendo o objetivo mais importante que é a prevenção de problemas futuros na vida adulta", explicam. 

As aulas kids estão disponíveis nos turnos da manhã e tarde, de acordo com a disponibilidade da criança.

 

Onde: Marechal Floriano, nº 2501

fone: 3242-9543

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...