MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Ministério vai suspender importação do leite uruguaio para averiguações

Publicada em 11/10/2017
Ministério vai suspender importação do leite uruguaio para averiguações | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida foi anunciada, ontem, pelo governo federal

O ministro adjunto Eumar Novacki sinalizou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve suspender a importação de leite e derivados do Uruguai para que sejam feitas as investigações acerca da entrada do produto no Brasil. O pedido de investigação sobre o ingresso de leite do Uruguai no Rio Grande do Sul foi reiterado, ontem, durante visita do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, a Brasília.
O documento, co-assinado pela Farsul e Fetag, solicita ao Ministério investigação para verificar uma possível triangulação na importação de leite e derivados do Uruguai, pois o volume exportado para o Brasil, somado ao consumo interno, supera em mais de 50 milhões de litros a produção total do país vizinho. “Conseguimos com que o governo federal se mostrasse sensível a este problema e verifique se está ocorrendo algo de errado, pois a situação dos produtores de leite do Estado já é bastante difícil”, comentou o secretário Ernani Polo. O mesmo pedido foi protocolado junto ao secretário de Comércio Exterior Substituto, Renato Agostinho da Silva, que encaminhará o assunto internamente no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).


Status sanitário
Ernani Polo também protocolou o pedido de auditoria do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul para avaliar as condições de defesa agropecuária do Estado. O objetivo é verificar as metas do plano estadual, que cumpre metas estabelecidas no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, para que o Rio Grande do Sul possa avançar em seu status sanitário. Ainda na área de sanidade, o secretário entregou ofício solicitando soluções para a falta de antígenos para teste de brucelose e tuberculose.

Embargo do Chile
O secretário entregou ao ministro Eumar Novacki um ofício de pedido de suspensão de embargo do Chile à carne de aves brasileiras, que se estende desde 2006. Este pleito vai estar na pauta da reunião da Organização Mundial do Comércio em novembro.

Aquisição
A comitiva gaúcha teve uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, sobre aquisições de leite UHT e em pó pelo governo federal. O ministro afirmou que fará um estudo nos próximos dias sobre a disponibilidade de volume para compra, a fim de conseguir recursos para a iniciativa. Também estiveram presentes na reunião os deputados federais Alceu Moreira, Luiz Carlos Heinze, Dionilso Marcon e o deputado estadual Gilmar Sossella.

Barragens
Ao fim da tarde, Polo se reuniu com a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados para solicitar emendas parlamentares que garantam recursos para a conclusão da construção das barragens dos arroios Taquarembó e Jaguari, na região da Campanha.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br