ANO: 23 | Nº: 5764
12/10/2017 Cidade

Palestra na Urcamp chama atenção para diagnóstico precoce de câncer

Foto: Claudenir Munhoz

Reitora frisa trabalho realizado para a comunidade
Reitora frisa trabalho realizado para a comunidade

A noite de terça-feira, 10, foi marcada por palestra no salão de atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, explanou sobre o câncer de mama. A atividade fez parte das comemorações do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção contra o diagnóstico precoce de câncer.  

Com o salão de atos lotado por acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professores e funcionários da universidade, o secretário falou sobre diagnóstico, histórico e prevenção da doença, além de explanar sobre os serviços oferecidos no município.  

De acordo com Kalil, o município já conseguiu aumentar o índice de detecção de estágio inicial da doença de 18% para 38%. "O trabalho está sendo feito oferecendo mais exames e consultas, mas ainda temos muito para avançar", comentou.  

O secretário ainda anunciou uma novidade no Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda/Urcamp. A instituição possui, agora, um ambulatório de mastologia, onde o médico atende semanalmente, nas terças-feiras à tarde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, agradeceu a presença do secretário e destacou o trabalho que é desenvolvido para a comunidade. "Quando as instituições se reúnem quem ganha é a comunidade e trabalhamos para ela", frisou. 

Mário Mena encerrou a palestra com a apresentação de depoimentos de pacientes que enfrentaram a doença e superaram cada passo do tratamento. 

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...