ANO: 25 | Nº: 6386
14/10/2017 Cidade

Candiota realiza audiência pública sobre plano diretor

Foto: Arquivo JM

Primeira etapa do processo incluiu levantamentos sobre organização da cidade
Primeira etapa do processo incluiu levantamentos sobre organização da cidade

O trabalho de elaboração do plano diretor de Candiota realizará mais uma etapa com a segunda audiência pública que tem com o objetivo apresentar para a comunidade as propostas para o desenvolvimento futuro da cidade. A audiência pública será realizada no dia 20 de outubro, às 19 horas, no Centro de Eventos em Dario Lassance. A elaboração do planejamento está sendo realizada por um grupo de técnicos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em parceria com a prefeitura de Candiota e com a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski).
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, ressalta a importância da participação da comunidade na audiência. “Esse é o momento para que a comunidade participe e conheça as propostas elaboradas para o plano diretor de Candiota”, argumenta.
O trabalho de elaboração do plano diretor de Candiota envolve três etapas. A primeira contou com uma série de levantamentos com a prefeitura e a comunidade sobre a organização da cidade, que resultou em uma primeira audiência pública. Após, e considerando as informações coletadas na segunda etapa, foram realizadas 16 reuniões com um grupo de técnicos da prefeitura, formado por profissionais das áreas de meio ambiente, engenharia, jurídica e socioeconômica, que debateu os resultados, analisando os aspectos positivos e negativos da cidade e elaborando uma proposta para o modelo urbano e rural de Candiota. Os resultados dos debates e propostas elaboradas serão apresentados nesta segunda audiência pública. Na terceira e última etapa, será elaborado o projeto de lei que resultará no plano diretor de Candiota.
O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, lembra que o plano diretor é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões sobre o desenvolvimento do município e, por isso, a importância de que a comunidade participe e esteja ciente sobre as decisões que estão sendo tomadas. “Essa é uma etapa crucial no trabalho e a participação da comunidade é fundamental para que o plano possa, de fato, traduzir a realidade de Candiota e, ainda, ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da cidade”, destaca Santos.
Após a finalização da segunda audiência pública, o grupo de trabalho volta a reunir-se para a elaboração do projeto de lei que resultará no plano diretor de Candiota, com previsão de conclusão até o final de 2017. A elaboração é um compromisso assumido pela UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) e Engie como uma das condicionantes para obtenção da Licença de Instalação (LI) da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...