MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp marca presença na 105ª Expofeira com ações e projetos

Publicada em 14/10/2017
Urcamp marca presença na 105ª Expofeira com ações e projetos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) está presente na 105ª Expofeira de Bagé. Os cursos da instituição estão diariamente realizando ações e expondo os projetos, como por exemplo, o curso de enfermagem, que verifica pressão arterial, dá dicas de saúde, entre outras atividades. O estande da Urcamp está localizado ao lado da sala de imprensa.
De acordo com a reitora Lia Maria Herzer Quintana, a instituição participa há vários anos do evento, visto que há uma parceria de atividades, por meio de projetos, como o "Expoaula" - coordenado pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. "Estamos com a casa da Urcamp e todos os nossos cursos em algum momento fazem uma atividade. Mostramos os cursos oferecidos, a data do vestibular, Feira de Profissões, Congrega", diz.
A coordenadora do curso de Agronomia, professora Eliana Valente Silveira, conta que a parceria da instituição com a Associação e Sindicato Rural de Bagé se reforça a cada ano e, nesta edição, ainda foi lançado o projeto "Concertos Para Sempre Natal". "É importante que a instituição esteja inserida nos eventos fazendo ligação com a comunidade. A presença dos acadêmicos também é fundamental, pois além de confraternizarem, eles participam como estagiários, monitorias e em ginetes, integrando o campo e a cidade", destaca.

"Rádio Urcamp Rural" 
Pela sétima vez, a Expofeira conta com o projeto do curso de Jornalismo que é a "Rádio Urcamp Rural". Instalada na sala de imprensa, ao lado da assessoria do Sindicato Rural, funciona diariamente com programas de debate, entrevistas e informações. O veículo de comunicação é operado pelos acadêmicos do oitavo semestre, por meio da disciplina de Projeto Experimental em Radiojornalismo. Neste ano, os discentes apresentam os programas "Tarde Campeira", "Campo em Prosa" e "Entardecer do Parque".
Para o acadêmico Murilo Gonçalves, 28 anos, o projeto é uma oportunidade de vivenciar na prática o que é adquirido nos laboratórios da faculdade. "Aprimoramento. A experiência de rádio ao vivo é importante, pois alia os conhecimentos teóricos à prática", comenta.
Conforme o coordenador do curso, professor Glauber Pereira, os exercícios em laboratório são controlados e podem repetir, simular, mas na Rádio Urcamp Rural tem que denominar o tempo e a técnica. "Experiência vivenciada em eventos com entrevistados, ao vivo, é insubstituível", enfatiza o docente.


Assessoria de imprensa 

Ainda nesta edição, o curso de Jornalismo está auxiliando a Assessoria de Imprensa da Associação e Sindicato Rural. Cinco acadêmicos, de forma voluntária, estagiam no local e auxiliam na produção de conteúdo, entrevistas e fotografia. "Reúne o conhecimento técnico da sala de aula com experiências do dia a dia. O aluno aprende na vivência com outros profissionais", conta o coordenador do curso, salientando ainda que, "é uma oportunidade para um número maior de acadêmicos acompanharem um evento importante que se torna pedagogicamente eficiente para o curso de comunicação".
Para a aluna do segundo semestre, Nathália Godoy de Oliveira, 22 anos, é um aprendizado incrível e avalia positivamente a experiência. "Se eu já tinha certeza que jornalismo era minha vida, agora, mais ainda, me descobri dentro da profissão e estou completamente realizada", diz.
Segundo a assessora de imprensa do Sindicato, Graciela Freitas, os projetos do curso auxiliam no trabalho de divulgação das informações do evento. "Acho fantástico, pois é uma troca de experiência, onde orientamos, discutimos, aprendemos e, também, aconselhamos para exaltar a qualidade, pois cada aluno tem aptidão maior por foto ou texto", ressalta. Graciela ainda destaca o trabalho do projeto da Rádio Urcamp. "É um veículo de comunicação importante para quem está no parque, expositores, não só de informação, mas, também, de entretenimento. A rádio dá vida ao parque", completa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br