ANO: 25 | Nº: 6262
19/10/2017 Cidade

Medo de reforma na previdência aumenta procura por aposentadoria na região

Foto: Tiago Rolim de Moura

Procura aumentou 26,7% no país neste ano
Procura aumentou 26,7% no país neste ano

Entre janeiro a setembro, o número de pedidos de aposentadoria encaminhados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) subiu 26,7%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O representante jurídico do Sindicato dos Aposentados de Bagé, Mariano Niederauer, confirma que a procura também aumentou na região em função da revisão de regras, proposta pelo governo federal.
Em âmbito local, ainda de acordo com Niederauer, os casos em que houve efetivação da aposentadoria foram poucos. Isso porque muitos não atendem aos pré-requisitos, como idade e tempo de serviço. O advogado acredita que o aumento da procura se deve à chamada Reforma da Previdência, que aguarda votação no Congresso. Com medo de serem afetados pelas medidas propostas, os trabalhadores tentam antecipar o encaminhamento da aposentadoria.
Niederauer explica que há demandas na Justiça, referentes à inadimplência, de trabalhadores que não recolheram INSS. “Também existem os casos de pessoas que requerem tempo especial, por juntarem tempo de trabalho na zona rural e urbana”, comenta.
Em cinco anos, a procura por aposentadoria aumentou 49,1%. De acordo com dados oficiais do INSS, nos primeiros nove meses de 2013, o número de solicitações de aposentadorias havia sido de 121,7 mil. No mesmo período de 2017, o volume de encaminhamentos totaliza 181,5 mil.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...