MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Secretaria Estadual da Agricultura debate alterações no zoneamento agrícola da soja

Publicada em 19/10/2017

Cerca de 80 municípios gaúchos, das regiões Sul e Oeste do Estado, podem ser prejudicados na safra de soja 2018/2019 devido ao novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para debater o assunto, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, sugeriu um encontro com os coordenadores regionais da Seapi, o que ocorreu na segunda-feira, no auditório do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da secretaria. Participaram também do encontro representantes da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), além do deputado federal Alceu Moreira.
O objetivo do zoneamento agrícola, segundo portaria do Mapa, de julho deste ano, é identificar as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo de soja no Estado. Essa identificação foi realizada com base em um modelo de balanço hídrico da cultura, feito pela Embrapa Soja, que usou as seguintes variáveis climáticas e agronômicas: precipitação pluviométrica, evapotranspiração potencial, fase fenológica da cultura, coeficiente de cultura e disponibilidade máxima de água no solo. Segundo o diretor do Departamento de Irrigação da Seapi, Gérson Herter, que palestrou sobre “Zoneamento Agrícola da Soja – Safra 18/19”, esse novo modelo não é correto e os municípios gaúchos correm o risco de perder o zoneamento provisório no ano que vem, o que significa não estarem enquadrados na política de crédito rural.
“O Zarc não tem cumprido seus objetivos nos três estados da região Sul do País, que têm um potencial de R$ 2,29 bilhões de economia, sendo R$ 1,28 bilhões no Rio Grande do Sul. O Tribunal de Contas da União diz que a União tem gasto com indenizações no Rio Grande do Sul valores maiores do que o risco indicado, mas o problema não é geográfico e a solução apontada pela Embrapa sim”, alertou. Como encaminhamentos, a proposta é formar um Grupo de Trabalho (GT) aberto; visitar o Centro Nacional de Pesquisa de Soja – a Embrapa Soja -, em Londrina (PR); e pedir que à Seapi e entidades que formalizem um pedido de revisão do zoneamento agrícola. “Estes estudos precisam estar prontos até março de 2018”, disse Herter.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br