MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Ainda distante do ideal

Publicada em 21/10/2017

Avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) revela que os municípios ainda precisam avançar muito para atender o disposto no artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. No ano passado, a Corte incluiu a temática nas auditorias de 135 municípios, verificando, assim, que o contexto ainda está distante do ideal.
O trabalho do TCE-RS mostra 'insuficiências nos municípios auditados'. As falhas incluem a ausência de definição dos mecanismos de implementação das diretrizes nas escolas. As cidades, em sua maioria, também não dispõem de indicadores específicos para o acompanhamento de resultados das ações realizadas nas instituições de ensino. Como encaminhamento, a Corte anunciou que manterá a análise em novas auditorias. A fiscalização, aliás, é fundamental.
A normativa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como destaca a Assessoria Técnica do TCE-RS, Andrea Mallmann Couto, 'aborda as demandas da comunidade afro-brasileira e indígena por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos no que diz respeito à educação'. Não é a toa que cumprimento é obrigatório. Em um contexto onde retrocessos são verificados diariamente, uma lei que favorece o desenvolvimento de uma identidade brasileira não pode perder espaço.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br