ANO: 25 | Nº: 6485
21/10/2017 Cidade

Expoideias movimenta 700 alunos do Colégio Auxiliadora

Foto: Tiago Rolim de Moura

Cerca de 700 alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora apresentaram trabalhos de pesquisa e produção científica na sexta edição da Feira Multidisciplinar - Expoideias. O evento aconteceu nos períodos da manhã e tarde, de sexta-feira, no Centro Cultural Auxiliadora (CCA). A iniciativa mobilizou professores e estudantes da Educação Infantil ao terceiro ano do Ensino Médio.
De acordo com a diretora do colégio, Rosemarie Quintana Dóglia, o objetivo do evento é incentivar os alunos a produzirem pesquisas científicas, além de prepará-los para a vida acadêmica e oportunizar a troca de conhecimentos. As temáticas dos trabalhos foram definidas entre professores e alunos, com base nos temas abordados no ano letivo.
Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio foram organizados em grupos com o objetivo de pesquisar sobre áreas das profissões que desejam seguir. Os grupos das estudantes Érica Nocchi, 17 anos, e Valentina Rodrigues, 16 anos, ficaram responsáveis por abordar o trabalho dos profissionais do Direito.
Érica conta que seu grupo destacou o cotidiano da profissão, salientando quatro fortes áreas na sua apresentação, sendo elas os direitos: Penal, Trabalhista, Civil e Administrativo. A estudante ficou encarregada da área penal, por ser a que mais se identifica. A discente revela que a pesquisa fortaleceu sua paixão pela área e pela profissão que pretende seguir.
Valentina e suas colegas optaram por uma apresentação voltada para o Direito das Mulheres, salientando as questões do feminicídio, Lei Maria da Penha e Lei do Aborto. A escolha desses temas foi feita pela sua importância nos dias atuais e pelas inúmeras mudanças e controvérsias que envolvem os assuntos. Valentina conta que a pesquisa lhe motivou a trabalhar para defender os direitos das mulheres.


Iniciando novos pesquisadores

Os estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental também participaram do evento. Coordenados pelas professoras Ana Raquel Minotto e Alessandra Mendes, as crianças, com idade entre seis e sete anos, realizaram uma mostra dos trabalhos realizados no projeto “Aventureiros Salesianos trilhando o mundo do saber”. Iniciado no primeiro trimestre do ano letivo, o projeto tem a finalidade de proporcionar um cotidiano de estudos com atividades lúdicas para a alfabetização das crianças.
Entre as atividades, foi plantada e cultivada uma horta nos fundos do CCA. Das verduras cultivadas, foram produzidos sucos e comidas, para serem distribuídos na mostra.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...