MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Museu da Gravura Brasileira inaugura exposição em comemoração aos 40 anos de atividade

Publicada em 21/10/2017
Museu da Gravura Brasileira inaugura exposição em comemoração aos 40 anos de atividade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exposição apresenta 20 primeiras gravuras expostas no museu

No dia 21 de outubro de 1977, o Museu da Gravura Brasileira abriu as portas pela primeira vez, às 9h30min da manhã. Neste sábado, exatamente no mesmo horário, a instituição mantida pela Fundação Attila Taborda (FAT) recebe os bajeenses para celebrar as quatro décadas de atividade do primeiro museu dedicado à técnica de gravura do País.
As duas integrantes da comissão gestora dos museus, Carmem Barros e Maria Luíza Pêgas, explicam que a instituição foi idealizada, principalmente, por Carlos Scliar e Tarcísio Taborda. Na época, os integrantes do Grupo de Bagé, Danúbio Gonçalves, Glênio Bianchetti e Glauco Rodrigues, além de Scliar, já haviam obtido renome e lançado luz sobre a arte feita na Rainha da Fronteira e, como um todo, no Rio Grande do Sul. E enxergavam a arte como uma ferramenta de educação e conscientização das futuras gerações, em busca de desenvolvimento e paz. Para eles, as gravuras se destacavam como uma forma de tornar a arte mais acessível à população, já que a partir de uma matriz, era possível reproduzir a obra diversas vezes, tornando-a mais barata e, portanto, de acesso mais fácil.
“Os artistas do grupo saíram da cidade, mas seguiram tendo vínculos fortes com Bagé. Voltavam com frequência. E o trabalho deles foi tão importante que o primeiro Encontro Nacional de Artes Plásticas do País aconteceu aqui, em 1976. Foi nesse evento, que iniciou a articulação para fundação do museu”, aponta Carmem.
Um ano depois, o museu abriu as portas. Hoje, contará novamente com as 20 primeiras obras expostas, durante o lançamento da exposição “Memória e Arte – 40 anos Museu da Gravura Brasileira”. Entre os trabalhos, destacam-se os do próprio Grupo de Bagé, além de Armando Almeida, Anico Herskovits e Vasco Prado. Uma pasta com clipagem histórica sobre o primeiro Encontro de Artistas Plásticos também estará disponível para os visitantes.
Atualmente, o MGB conta com um acervo superior a 1,6 mil obras de arte, tombadas e mantidas sob preservação no Museu Dom Diogo de Souza. O espaço abriga exposições itinerantes. Entre os grandes nomes do rol de artistas preservados no espaço estão obras de Tereza Poester, Francisco Stockinger, Plínio Bernhardt, Edgar Koetz, Carlos Vergara e Trindade Leal. As atividades seguem até o dia 21 de outubro de 2018. Durante esse período, que marca os 40 anos do museu, serão desenvolvidas diversas atividades, como palestras e encontros.
O museu funciona de terça a sexta-feira, das 15h às 20h, na rua Coronel Azambuja, nº18. Excepcionalmente durante a realização do Congrega Urcamp e da Feira das Profissões, o museu funcionará de segunda a sexta-feira, até às 20h, com intervalo das 12h às 14h.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br