MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Congrega Urcamp

Publicada em 23/10/2017

   A Universidade da Região da Campanha baseada na ação de seus colaboradores apresenta para a comunidade da região a 12ª edição do seu tradicional Congrega Urcamp. Mais que um dos maiores eventos técnico-científicos do sul do Estado, o Congrega configura-se como uma grande oportunidade para trocar experiências que se desdobra em muitas dimensões.

   A primeira delas é a dimensão da capacidade, uma vez que dá provas anuais da competência de sua equipe e da importância de se fazer pesquisa e ciência de vários níveis em uma região que historicamente apresenta deficiências nos quesitos de inovação. Adotar a postura de estimular iniciação científica, incentivar a pesquisa e integrar alunos e professores no debate que resulte em soluções para suas comunidades é assumir o papel de liderança para o desenvolvimento regional.

   A consciência de seu papel de pioneirismo, faz com que a Urcamp também respeite outra dimensão que é a da integração, afinal esse foi um dos motivos pelos quais o evento surgiu como uma ação itinerante. O Congrega, mesmo quando acontece em Bagé, reúne e se propõe ao estudo de contextos de todos municípios onde a universidade está instalada com sua oferta de graduação ou pós-graduação.

   Mas integração é muito mais: é a aproximação de professores de várias instituições de Ensino Superior do País em sua proposta de avaliar pesquisas de docentes da pós-graduação e provocar sua interação; é associar estudantes da graduação em sua produção acadêmica, visando à troca de experiências e estímulo à investigação científica; é oferecer espaços a pesquisadores de outras organizações que promovam projetos para resolver questões que aflijam a comunidade; é acolher os Trabalhos de Conclusão de Cursos – os TCCs – já avaliados em bancas de graduação de forma a oferecer visibilidade e apontar questões a serem resolvidas pela ótica de seus autores.

   E se isso tudo já faz com que a universidade seja uma verdadeira agência de debates que apontam para o futuro regional, surge ainda a dimensão da juventude. Atenta às inovações e transformações sociais de um mundo que a cada dia oferece mais acessos à informações e serviços, a Urcamp também percebe que precisa se instalar com qualidade nas perspectivas dos cidadãos de maneira cada vez mais precoce. É assim que são estimulados os trabalhos que vão além da produção acadêmica da mostras de Iniciação Científica, como a Mostra de Iniciação Científica Júnior, que oferece espaços para a difusão de trabalhos do Ensino Médio e dos últimos anos do Ensino Fundamental.    

Feira das Profissões

   Todo pioneirismo que a universidade manifesta nesse momento de difundir sua produção acadêmica, está presente na quinta edição da Feira das Profissões, que também começa hoje dentro do Congrega Urcamp. Durante dois dias, os estudantes do Ensino Médio de todas as escolas de Bagé e municípios vizinhos terão a oportunidade de visitar os estandes dos mais de 20 cursos oferecidos pela universidade. Eis uma excelente oportunidade para verificar a oferta da instituição e se inteirar sobre carreiras profissionais e áreas de conhecimento.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br