ANO: 25 | Nº: 6280
23/10/2017 Cidade

Jovem da Colônia Pioneira de Aceguá registra mais de 200 espécies de aves

Foto: Divulgação

Chimango (Milvago chimango)
Chimango (Milvago chimango)

 

A estudante do nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pioneira em Aceguá, Fernanda Wall Spenst, 15 anos, aprendeu a conhecer pássaros da região a partir de um trabalho escolar. Em dois anos, a menina já catalogou 213 espécies e é apaixonada pela observação e registros de aves.

 O trabalho iniciou em 2015, quando a professora de ciências do sétimo ano pediu um estudo das aves da região em uma pesquisa sobre reprodução, alimentação e características gerais. A estudante conta que no início não conhecia praticamente nenhuma espécie mas passando o tempo e no decorrer da pesquisa foi buscando informações com amigos que já faziam observação de aves. “Hoje, já reconheço logo de cara”, conta.

Conforme Fernanda, as primeiras fotos foram registradas com uma máquina do irmão. Passado algum tempo, ganhou um equipamento semiprofissional da mãe. O trabalho da escola  rendeu prêmios à estudante. Neste ano, apresentou o levantamento das espécies em um Encontro de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFsul) e ficou em primeiro lugar na categoria Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Além disso, apresentou o estudo para um grupo de estudantes da faculdade de pedagogia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), e para os professores do Ensino Fundamental das três escolas de Aceguá, num curso de formação para professores.

 Segundo a jovem pesquisadora, mesmo depois de ter terminado o trabalho escolar, continua com a atividade. Para ela é importante a realização desse tipo de estudo. “Precisamos preservar as espécies nativas e sensibilizar uma consciência ecológica dentro da escola e fora dela”, salienta.

 A estudante relata que todas as espécies se diferenciam, tanto na aparência quanto no som. Entre os registros o Azulão, Cardeal, Noivinha, Chimango, Saracuruçu estão entre as favoritas do acervo. 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...