MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Geólogo defende potencialização da produção de energia no Estado

Publicada em 24/10/2017
Geólogo defende potencialização da produção de energia no Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rohde vê no carvão e em suas cinzas elementos de desenvolvimento regional

Defensor da utilização do potencial do carvão em prol do desenvolvimento do Estado, o pesquisador da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), Geraldo Rohde, articula alternativas para viabilizar a instalação do Centro Nacional de Excelência em Cinzas de Carvão (Cenacin). Ele já esteve reunido com representantes da Prefeitura de Candiota, tratando do tema.
Rohde aponta que o País possui uma grande jazida de carvão, representando 3,5 vezes a totalidade das reservas fósseis de petróleo. “O Brasil é o único país dentro dos 15 maiores detentores de reservas de carvão que não está entre os 15 maiores usuários deste recurso. Agora, o governo assinou autorização para importação de energia do Uruguai e da Argentina. Não há motivos para perpetuar essa pequenez, sendo que possuímos uma grande potência energética aqui mesmo”, destaca.
Além da geração de energia, o geólogo também vê potencial na matéria-prima pós-queima do carvão. Ele explica que o Cenacin é um centro de estudo para utilização das cinzas, que podem ser empregadas no setor de habitação, para construção de tijolos e blocos, com custo 30% menor que os insumos de construção, com propriedades superiores à cerâmica tradicional.
Outra utilização é como matéria de base e sub-base para manutenção das estradas vicinais. As cinzas também podem ser utilizadas no setor de saneamento básico, como aterros e bacia de captação de resíduos.
O geólogo ressalta que a última técnica já foi instalada em Candiota, na Usina Termelétrica Presidente Médici, com duas bacias de rejeitos. “As cinzas são a outra metade do carvão gaúcho e esse fato constitui, hoje, a possibilidade real da construção de um diferencial competitivo por permitir a sua visibilidade mesmo na fase pós-uso energético, que nenhuma energia primária possui”, afirma.
Rohde aponta, também, que além da energia termelétrica, o estado do Rio Grande do Sul também pode ser considerado uma potência energética pela presença de outros elementos que podem ser explorados, não apenas o carvão, como o xisto, o biodiesel e a energia eólica.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br