ANO: 25 | Nº: 6437
24/10/2017 Cidade

Inscrições abertas para oficinas do Festival de Cinema da Fronteira

Foto: Antônio Rocha

Zeca Brito, Heloísa Beckmann e Gladimir Aguzzi anunciam novidades da nona edição
Zeca Brito, Heloísa Beckmann e Gladimir Aguzzi anunciam novidades da nona edição

A nona edição do Festival Internacional de Cinema da Fronteira retorna às origens e será realizada no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, entre os dias 15 e 19 de novembro. As inscrições para os competidores do circuito nacional já encerraram. O prazo para os realizadores bajeenses encerra no final deste mês. As oficinas voltam a ser realizadas e já estão com inscrições abertas.
Na tarde de ontem, o diretor artístico do festival, Zeca Brito, o assessor especial do prefeito, Gladimir Aguzzi, e a diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne, Heloísa Beckmann, adiantaram algumas novidades deste ano, como o retorno das oficinas e o prazo esticado para os participantes da Mostra Regional de Curtas.
Entre a Mostra Competitiva de Longas e Curtas foram mais de 100 filmes inscritos. Na competitiva de longas, devem concorrer nove filmes e entre os curtas fora inscritas obras de mais de dez países.
Os realizadores de Bagé e região que não tiveram tempo de se inscrever até a data-limite, no dia 15 de outubro, podem fazê-lo presencialmente até o dia 31 de outubro, direto na Casa de Cultura Pedro Wayne, com cópia em DVD ou pendrive para entrega.
Sobre as oficinas, Brito informou que acontecem de 15 a 18 de novembro e as inscrições já estão abertas. Quem abre a programação é o ator Fernando Alves Pinto, com a oficina "O ator Imaginado". Protagonista de diversos longas-metragens que ajudam a pensar a história do cinema, Fernando apresentará aos alunos parte do seu processo de criação de personagens. A oficina é voltada para atores que queiram se especializar nas técnicas de representação cinematográfica acontece no dia 15, às 14h30min, e no dia 16 às 10h30min, com retorno à tarde, às 14h30min.
A atriz paraibana Zezita Matos retorna a Bagé para ministrar a oficina "Do Teatro ao Cinema", no dia 17 de novembro, às 10h30min e às 14h30min. Já no dia 18, às 14h30min, ela abordará seu processo de trabalho nas distintas linguagens, dentre elas teatro, cinema e televisão. A oficina é voltada para atores e não atores. Zezita atuou no núcleo central da novela Velho Chico, indicada ao Emmy 2017. Ambas as oficinas acontecerão em Bagé, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, durante o Festival da Fronteira e são totalmente gratuitas.
Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail oficinasfronteira9@gmail.com, informando nome, idade e uma pequena carta de intenção. A seleção será por ordem de inscrição e ficarão abertas até esgotarem as vagas.
Aguzzi destaca o comprometimento do prefeito, Divaldo Lara, com a realização do evento, já que desde que ocupou a presidência da Câmara de Vereadores, busca apoiar a atividade. “O prefeito vê o festival como um grande potencial de desenvolvimento, através, não apenas do turismo proporcionado por ele, mas também por tornar Bagé um polo do cinema na região”, aponta.
O evento é realizado pela Associação Pró-Santa Thereza junto à pasta municipal da Cultura e do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). Entre os apoiadores se destacam a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Sesc e a Secretaria de Educação e Formação Profissional.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...