MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Emoção marca premiação de estudantes na 12ª Mostra de Iniciação Científica Júnior

Por Claudenir Munhoz e Renan Silveira

Publicada em 25/10/2017
Emoção marca premiação de estudantes na 12ª Mostra de Iniciação Científica Júnior | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Uma noite de emoção, adrenalina e vibração marcou a premiação da 12ª Mostra de Iniciação Científica Júnior (MICJr) do Congrega Urcamp 2017, voltada para os alunos do Ensino Médio. Três autores de trabalhos submetidos, aprovados e apresentados foram contemplados, ontem, com bolsas de estudo na Universidade da Região da Campanha, por meio de sorteio. Concorreram ao prêmio, os participantes das pesquisas que foram avaliadas e alcançaram média igual ou superior a nove.
O sorteio foi realizado pela pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Elisabeth Cristina Drumm, e pela pró-reitora acadêmica, Virgínia Paiva Dreux, representando a reitora da Urcamp, Lia Quintana.
O estudante do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Getúlio Dornelles de Vargas (CIEP), de Dom Pedrito, Pablo Ferreira da Silveira, recebeu o prêmio de uma bolsa integral na Urcamp. Ele é um dos autores do trabalho ‘A Reforma Curricular do Ensino Médio: o ponto de vista dos alunos’. "Meu trabalho foi uma crítica às reformas do governo em relação à educação. Por sermos de uma escola estadual, sofremos diretamente, por exemplo, com a situação dos professores", disse. Emocionado, o jovem comentou que não teria condições financeiras de arcar com os custos do Ensino Superior, adiantando que, agora, pretende ingressar no curso de Direito.
A professora orientadora do trabalho, Gabriela Chaves, explicou as dificuldades que a instituição enfrenta e o desafio que foi vir até Bagé, concorrer com os alunos. "Nós submetemos já na prorrogação do prazo. Achamos que não daria tempo. A taxa de inscrição foi dividida entre mim e outros professores da escola. Vendemos lanches e realizamos atividades para custear a viagem e, no final, ainda conseguimos o transporte junto ao colégio da Urcamp de Dom Pedrito", contou.
Já uma das bolsas de 50% foi para a cidade de São Gabriel. O aluno do colégio da Urcamp, Guilherme Maruyama Dias, recebeu o prêmio durante o sorteio. O estudante e demais colegas apresentaram o trabalho “Alambrador de Ideias”. Outra bolsa de 50% foi para a cidade de Dom Pedrito. Maithê Saldanha Ferrão, do colégio da Urcamp, explanou o trabalho “Os benefícios do celular: uma nova ferramenta para o ensino”.
A MICJr ainda premiou com medalhas, os autores de três trabalhos que se destacaram no evento e alcançaram as maiores médias de avaliação; o professor que orientou o maior número de pesquisas e a instituição que submeteu grande número de produções. O evento ocorreu entre segunda e terça-feira, no campus esportivo da Urcamp (Corujão).


Professor orientador destaque
Daniela Antunes da Costa – Colégio Raymundo Carvalho/Urcamp de Alegrete


Instituição de ensino destaque

Colégio Raymundo Carvalho/Urcamp de Alegrete

Trabalhos com maiores médias na avaliação
Primeiro lugar - Energia solar: contribuições para um desenvolvimento sustentável (Eduarda Gonçalves Custódio, Camila Litchina Brasil e Andressa Gonçalves Martins - Fundação Bradesco);


Segundo lugar - A Reforma Curricular Do Ensino Médio: O Ponto de Vista dos Alunos (Luize Frazão Fernandes, Gabriela de Moraes Chaves, Pablo Ferreira da Silveira, Gisele da Silva Pinto, Gabriéli da Fonseca Vogado, Maria Eduarda de Oliveira Barreto e Thalia Andrielle Garcia Machado - Escola Ciep de Dom Pedrito);


Terceiro lugar - O Corpo da Mulher como Objeto de Venda (Martina Souza dos Santos, Isadora Dorneles Maciel, Daniela Antunes da Costa, Larissa Villar Dornelles Freitas – Colégio Raymundo Carvalho de Alegrete).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br