ANO: 26 | Nº: 6523
25/10/2017 Cidade

Município vai receber R$ 70 mil para ações do Programa Saúde na Escola

Foto: Divulgação

Ações nas Emeis iniciaram em maio
Ações nas Emeis iniciaram em maio

Bagé foi um dos municípios brasileiros contemplados com as verbas do Programa Saúde na Escola (PSE). As atividades iniciaram em maio para as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e, no dia 6 de novembro, começam a ser desenvolvidas nas instituições de Ensino Fundamental. A cidade vai receber o incentivo financeiro de R$ 70 mil, cujo cálculo leva em conta a realização das ações pactuadas na adesão e monitoradas pelo Ministério da Saúde. Os recursos serão utilizados para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Em Bagé, o programa é desenvolvido através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), equipes de Atenção Básica e Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional. De acordo com a coordenadora do Nasf, Andréia Camillo, o programa contempla 30 escolas, sendo duas estaduais, e conta com a participação de 17 equipes de atenção básica.
Segundo a coordenadora, o programa é desenvolvido através de palestras, teatro, pintura e ilustrações. As atividades estão previstas para 24 meses.
A lista de ações inclui o combate ao Aedes aegypti, promoção das práticas corporais da atividade física e do lazer, prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, identificação de estudantes com possíveis sinais de agravo negligenciados observando indicadores epidemiológicos locais, promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor.
A verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, direito sexual e reprodutivo, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), promoção da saúde ocular e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração também estão entre as ações que podem ser desenvolvidas.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...