ANO: 24 | Nº: 6110
26/10/2017 Cidade

Arquivo Público inaugura prédio reformado amanhã

Foto: Tiago Rolim de Moura

Estrutura passa por uma série de intervenções desde o início do ano
Estrutura passa por uma série de intervenções desde o início do ano

O Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda realiza, amanhã, o ato que inaugura a revitalização do novo espaço de trabalho. Até 2016, a estrutura era mantida no terceiro andar da Biblioteca Pública Municipal Doutor Otávio Santos. Entretanto, desde setembro do ano passado, o arquivo, que completou 20 anos, se encontra no prédio da antiga Cobagelã, na avenida João Telles, 862, onde o evento acontecerá, a partir das 10h30min.

Desde o início do ano, a estrutura vem passando por uma série de intervenções e campanhas de revitalização feitas pela comunidade, empresas e órgãos públicos locais, que ajudam com doações de fundos, materiais e mão de obra.
De acordo com o diretor do Arquivo, Cláudio de Leão Lemieszek, a reforma no prédio contou com a montagem de prateleiras, estantes, divisórias e equipamento para refrigeração, além da colocação de piso e pintura de todo o local. O novo espaço também irá contar com um lugar específico para higienização do acervo e auditório para eventos.
Lemieszek conta que a troca para o novo prédio ocorreu porque o antigo local era demasiadamente reduzido e não teria mais como suportar a quantidade de material mantido pelo Arquivo Público. Além disso, a estrutura sofria com infiltrações e não conseguia manter a iluminação e a temperatura necessária para o armazenamento dos documentos, que eram prejudicados por estes fatores.
O diretor explica que a estrutura atual tem todos os requisitos necessários para manter o acervo do departamento. As próximas metas são a informatização do trabalho e a digitalização dos documentos.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...