MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Câmara dos Deputados arquiva denúncia contra Temer

Publicada em 26/10/2017
Câmara dos Deputados arquiva denúncia contra Temer | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Hamm manteve posição contrária ao relatório, em favor da investigação

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que recomendava a rejeição do pedido de autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) processar, por crime comum, o presidente da República, Michel Temer, e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (da Secretaria-Geral). O único representante da região, no Congresso Nacional, deputado Afonso Hamm, do PP, contrariando a maioria, votou pela continuidade da investigação.
Durante a votação da autorização, os parlamentares se pronunciaram sobre o relatório do deputado Bonifácio de Andrada, do PSDB de Minas Gerais, representante de uma família que está há 196 anos no Congresso Nacional. Os que eram a favor da autorização de abertura do processo, a exemplo de Hamm, se pronunciaram contra o parecer (“não”). A denúncia acusava os ministros e o presidente da República por organização criminosa. Temer também era acusado de obstrução da Justiça. Todos negam as acusações.
Hamm repetiu a posição que havia demarcado, no dia 2 de agosto, quando votou pela continuidade da primeira denúncia contra Temer, por crime de corrupção passiva, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). “É com convicção, com responsabilidade, que voto não ao relatório e voto sim, pelo prosseguimento da investigação pelo Supremo Tribunal Federal”, pontuou.


Relatório

Antes da votação, Bonifácio de Andrada afirmou que a nova denúncia, apresentada pela PGR, não tinha provas, nem base jurídica. O relatório do parlamentar tucano, recomendando a rejeição da denúncia, já havia sido aprovado, por 39 votos contra 26, pela CCJ. Para que a denúncia fosse aceita, pelo Plenário, seria necessário o apoio de 342 deputados. Por volta das 20h35min, porém, este número já não podia ser alcançado.
A maioria dos deputados aceitou a tese do relator, de que faltava embasamento para os argumentos usados pela PGR para embasar a tese da organização criminosa. A denúncia, na avaliação de Bonifácio de Andrada, se baseia na nomeação de ministro, na articulação de vários partidos para alcançar a organização criminosa e no decreto presidencial sobre portos. “Esse decreto sobre portos está sendo objeto de uma nova investigação, determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin”, salientou.
Bonifácio argumentou que a tese de obstrução da Justiça já havia sido debatida na primeira denúncia da PGR, rejeitada pela Câmara em agosto, sustentando que a mesma não se vincula a fatos concretos, apenas a delações, que sozinhas não teriam valor jurídico. Durante a votação, ontem, além de rebater o relatório, integrantes da oposição criticaram a liberação de emendas parlamentares para integrantes da base.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br