ANO: 25 | Nº: 6259
26/10/2017 Cidade

Coopersul avança em obras do novo alimentador de energia na região do Espantoso

Foto: Divulgação

Material chegou na segunda-feira
Material chegou na segunda-feira

A Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul (Coopersul) recebeu, esta semana, os cabos de rede para finalizar as obras do novo alimentador de energia elétrica e do recondutoramento de rede de média tensão da localidade do Espantoso, na zona rural de Aceguá. O trabalho, que foi retomado em maio deste ano, após quatro meses de paralisação, entra, agora, em fase final.
A obra iniciou em 2016, com a construção do alimentador dentro da área da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). O projeto inclui o recondutoramento de 10 quilômetros de rede elétrica trifásica entre a subestação Bagé 2 e o trevo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da construção de 26 quilômetros de rede elétrica em média tensão entre o trevo da PRF e o Rio Negro (divisa entre Bagé e Aceguá).
A melhoria está sendo realizada através de um convênio firmado entre Eletrobras, Coopersul e Prefeitura de Aceguá, no valor de R$ 546.393,87, que representa uma compensação ligada à autorização da passagem de rede de alta tensão da ligação entre o Brasil e o Uruguai. O valor total da obra é de R$ 2 milhões.
De acordo com o assessor de comunicação da Coopersul, Sivaldo Sousa, o alimentador irá atender cerca de 5,6 mil associados em Aceguá. Ele salienta que após a finalização da rede do Espantoso faltará somente a liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito (Dnit), para atravessar os cabos sobre a BR-153. Por meio da obra, que está sendo realizada pela empresa Projecre, de Pelotas, foram trocados 362 postes.
Conforme Sousa, após a conclusão, devem iniciar as adaptações dentro do sistema para permitir o fluxo de energia com mais rapidez. O assessor comenta que já foram implantados dois alimentadores na região de Hulha Negra para atender a demanda da obra da UTE Pampa Sul e também de uma mineradora.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...